São Paulo, quinta-feira, 14 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO


TV Senado se prepara para virar rede nacional

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Com a inauguração do canal 51, em UHF, anteontem em Brasília, a TV Senado deu um passo definitivo para se transformar na mais nova rede pública de TV do país, financiada pelo contribuinte.
No ar desde 5 de fevereiro de 96, a TV Senado era até então um canal distribuído por 74 operadoras de TV paga. Além de exibir sessões e telejornais sobre as atividades do Senado -que funcionam como propaganda de senadores-, apresenta documentários e programas educativos.
Agora um canal aberto, a TV Senado pode se expandir pelo Brasil por meio de afiliadas ou retransmissoras. A direção da emissora já negocia a formação de uma rede com cerca de 500 prefeituras e câmaras municipais.
Dessas instituições, pelo menos cem manifestaram interesse em pedir um canal retransmissor ao Ministério das Comunicações e investir em equipamentos para exibir a TV Senado. A Mesa da Casa já cogitou a elaboração de um projeto de lei que permitisse às prefeituras e câmaras retransmissoras da TV Senado usar o canal para gerar programação local.
A TV Câmara, da Câmara dos Deputados, também ganhou um canal UHF em Brasília, o 27, mas não tem planos de virar rede.



OUTRO CANAL

Beneficência 1
Além dos campeonatos nacional e paulista de futebol de 2001, a Rede TV! deve ganhar da Globo os direitos de transmissão do próximo Carnaval carioca. Nesse caso, o acordo livra a Globo de ter de pagar o mico de exibir o desfile da escola Tradição, que irá homenagear Silvio Santos, dono do SBT.

Beneficência 2
Executivos das emissoras concorrentes já levantam suspeitas sobre a ajuda que a Globo está dando à endividada Rede TV!. Acham que a caridade da Globo vai além da estratégia de enfraquecer SBT e Record, fortalecendo a Rede TV!.

Te Alvejo na TV
Diretor do "Te Vi na TV", o humorista João Kléber diz que não sabia da gravação de "pegadinha", na segunda-feira, que acabou numa delegacia de polícia porque um produtor/ ator baleou a "vítima" da brincadeira. Afirma que o diretor da gravação será punido e que as "pegadinhas" serão "mais light".

Revival
A Record está contratando uma empresa para redesenhar o troféu Roquete Pinto, verdadeira coqueluche da emissora nos anos 60. A Record pretende retomar a premiação no ano que vem, em edições mensais.
E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! É das carecas que eles gostam mais!
Próximo Texto: Programação da TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.