São Paulo, quinta-feira, 14 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Presidente da fundação defende contrato



DA SUCURSAL DO RIO

O presidente da Funarte, Márcio de Souza, diz que a Atração Fonográfica foi a única gravadora que se interessou em recuperar o acervo da instituição. Segundo ele, esse foi o motivo da contratação direta da empresa, sem haver licitação pública.
"Trata-se de um acervo imenso, de mais de 120 títulos, que estava registrado em velhos discos de vinil. A fundação não teve nenhuma despesa com a reedição desse material", afirmou.
Segundo Márcio de Souza, a fundação não teria recursos para regravar o material em CD por iniciativa própria. A Funarte tem um orçamento anual de R$ 22 milhões, dos quais R$ 12 milhões são gastos com pagamento de funcionários.
Ele ainda diz que não fez licitação pública porque o contrato não envolvia desembolso financeiro por parte da Funarte. "Nesses casos, a gente decide de acordo com as ofertas que nos são feitas."
Ele argumenta que a reedição do acervo musical da instituição seria um negócio inexpressivo do ponto de vista comercial e que a fundação não encarou o projeto sob o prisma financeiro. "Muitas vezes, o benefício não é material. É mais importante tornar o acervo acessível ao público do que o lucro."
Márcio de Souza avalia o acordo com a Atração Fonográfica como positivo para a fundação. Diz que, no final do contrato, a Funarte receberá as matrizes recuperadas pela gravadora e poderá, a partir delas, tirar novas edições com outras gravadoras.
Ele diz que a Associação de Amigos da Funarte se interpôs na relação entre a fundação e a gravadora para simplificar os procedimentos burocráticos, inclusive no pagamento dos direitos dos intérpretes.
Segundo Souza, a associação presta contas de cada projeto ao Ministério da Cultura. Ele, no entanto, não concordou em mostrar a prestação de contas do contrato com a gravadora, dizendo que só tomaria tal medida por ordem judicial. "Não vou me submeter a uma auditoria da Folha", afirmou. (EL)


Texto Anterior: Política cultural: Funarte abre mão de acervo para gravadora
Próximo Texto: Outro lado: Atração Fonográfica elogia instituição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.