São Paulo, sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tragédia inspira música sobre Diego Maradona para filme de Kusturica

DA REPORTAGEM LOCAL

Encarregado de fazer uma canção para o documentário sobre Diego Armando Maradona realizado por Emir Kusturica, Manu Chao diz que se inspirou no que vê de trágico, de Shakespeare, na trajetória do jogador de futebol argentino.
"La Vida Tómbola" foi a canção entregue por ele ao cineasta bósnio para embalar a película que o diretor pretende apresentar no próximo Festival de Cannes, em maio de 2008.
"Maradona é mais que um jogador, é um destino." Por isso, associou sua história a idéia de "roda do tempo, de força do acaso", diz. "Ele saiu de um bairro pobre, virou o maior jogador do mundo, teve seu momento mágico na Copa de 86. Depois vieram as drogas, a doença e a decadência física. E hoje convive com a pressão de ser uma espécie de santo."
No princípio, Chao pensou em usar a música "Santa Maradona", de seu ex-grupo Mano Negra. "Mas seria uma solução muito fácil. Então fui conhecer Diego pessoalmente."
E qual foi a impressão depois do encontro? "Primeiro, que nos conhecíamos de toda a vida. Depois, me impressionaram seus modos, que obedecem a um código de bairro, o modo como a comunidade onde ele nasceu se comunicava e que ele ainda levava consigo. Um olhar, uma expressão, detalhes assim", diz.
Saindo dali, Chao disse que começou a pensar no que faria se fosse ele mesmo Diego Maradona, como lidaria com a pressão do sucesso e de suas próprias lembranças. "No fim concluí que provavelmente eu viveria como ele. Aceitando o destino, vivendo 100% no seu momento presente. É assim que talvez eu agiria."
O filme foi rodado em Buenos Aires, Nápoles, Barcelona e Havana. Está dividido em sete capítulos, cada um relacionado a um pecado capital e partindo de um lance famoso do jogador, dentro ou fora de campo.
Como não poderia deixar de ser, um dos principais será o do gol de mão (no episódio conhecido como "la mano de Dios") com o qual a Argentina bateu a Inglaterra e cimentou sua arrancada para o título na Copa do Mundo de 1986, quando venceu a Alemanha.
O pano de fundo geral do documentário será a Argentina pós Guerra das Malvinas (1982) e no começo do período de redemocratização do país. (SC)


Texto Anterior: Em SP, Manu Chao fala de festa e revolução
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.