São Paulo, quinta-feira, 15 de fevereiro de 2001

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Modelo novo pode revolucionar

DA ENVIADA ESPECIAL A NOVA YORK

Um novo modelo de evento de moda está sendo proposto na temporada de inverno 2001 em Nova York. A Seventh on Sixth, que nesta estação ganhou o nome de Mercedes-Benz Fashion Week, deverá se tornar uma organização com fins lucrativos, administrada pelo grupo IMG.
IMG (International Management Group) representa atletas e empresários, o mesmo grupo que realiza o torneio de tênis de Wimbledon e empresaria Placido Domingo e Naomi Campbell (por meio de sua agência de modelos). Pelo acordo em trâmite, a IMG comprou os direitos da semana de moda da CFDA, o Council Fashion Designers of America.
A idéia é uma ação conjunta entre a CFDA e a IMG, garantindo liberdade de criação para os estilistas e atraindo patrocinadores.
Para tanto, estuda-se que os convites para os desfiles sejam vendidos, deixando de ser limitado aos profissionais da moda.
A medida está sendo criticada pelos europeus, que vêem uma comercialização excessiva da moda, enquanto a organização americana se defende, alegando que a nova medida reconhece a explosão global do interesse na moda e as possibilidades para ganhar dinheiro em grande escala.
É bom lembrar que foi a entrada do mercado americano na moda que possibilitou uma das revoluções do comércio no século 20, justamente o advento do prêt-à-porter. Depois da Segunda Guerra, os americanos começaram a copiar as criações dos estilistas franceses da alta-costura, como Christian Dior, por exemplo.
Cansado de ser copiado, Dior veio para Nova York e estabeleceu as bases da cultura do licenciamento, autorizando a produção em massa. O método francês de produção em série, o prêt-à-porter, foi batizado pelos americanos de ready-to-wear e explodiu nos anos 60, possibilitando a difusão da moda para as massas. O novo modelo americano de evento pode ser uma revolução e, quem sabe, a salvação da moda. (EP)



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