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Modelo novo pode revolucionar
DA ENVIADA ESPECIAL A NOVA YORK
Um novo modelo de evento de
moda está sendo proposto na
temporada de inverno 2001 em
Nova York. A Seventh on Sixth,
que nesta estação ganhou o nome
de Mercedes-Benz Fashion Week,
deverá se tornar uma organização
com fins lucrativos, administrada
pelo grupo IMG.
IMG (International Management Group) representa atletas e
empresários, o mesmo grupo que
realiza o torneio de tênis de Wimbledon e empresaria Placido Domingo e Naomi Campbell (por
meio de sua agência de modelos).
Pelo acordo em trâmite, a IMG
comprou os direitos da semana
de moda da CFDA, o Council Fashion Designers of America.
A idéia é uma ação conjunta entre a CFDA e a IMG, garantindo liberdade de criação para os estilistas e atraindo patrocinadores.
Para tanto, estuda-se que os
convites para os desfiles sejam
vendidos, deixando de ser limitado aos profissionais da moda.
A medida está sendo criticada
pelos europeus, que vêem uma
comercialização excessiva da moda, enquanto a organização americana se defende, alegando que a
nova medida reconhece a explosão global do interesse na moda e
as possibilidades para ganhar dinheiro em grande escala.
É bom lembrar que foi a entrada
do mercado americano na moda
que possibilitou uma das revoluções do comércio no século 20,
justamente o advento do prêt-à-porter. Depois da Segunda Guerra, os americanos começaram a
copiar as criações dos estilistas
franceses da alta-costura, como
Christian Dior, por exemplo.
Cansado de ser copiado, Dior
veio para Nova York e estabeleceu
as bases da cultura do licenciamento, autorizando a produção
em massa. O método francês de
produção em série, o prêt-à-porter, foi batizado pelos americanos
de ready-to-wear e explodiu nos
anos 60, possibilitando a difusão
da moda para as massas. O novo
modelo americano de evento pode ser uma revolução e, quem sabe, a salvação da moda.
(EP)
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