São Paulo, quarta-feira, 15 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Elis solta sua língua de Pimentinha

LUIZ FERNANDO VIANNA
DA SUCURSAL DO RIO

Elis Regina, que faria 61 anos nesta sexta-feira, cantava muito. E falava também. "Elis, que Saudade...", da TV Cultura, prioriza essa segunda Elis. Falando, a Pimentinha também era fogo.
O especial é uma combinação de imagens de dois programas feitos pela cantora na Cultura: um "MPB Especial" de 73 e um "Vox Populi" de 78. No segundo, que predomina, Elis só fala, respondendo a perguntas gravadas de anônimos e conhecidos.
No momento mais quente, ela ataca um dos entrevistadores, o presidente da OMB (Ordem dos Músicos do Brasil), Wilson Sandoli, que diz ser seu amigo, mas desqualifica sua luta por uma associação alternativa da classe.
"Não sou sua amiga porque tenho muito bom gosto na escolha das minhas amizades", começa ela, antes de vociferar contra seu adversário olhando sempre para a câmera. Mais Elis, difícil.
(Detalhe: Sandoli ainda é o presidente da OMB, está há 40 anos no poder, e novamente vem enfrentando protestos de músicos.)
Elis ainda ataca as discotecas, símbolo da época, para ela, de música estrangeira de má qualidade. Ataca a TV comercial ao explicar por que aparece pouco: "Já me violentei o suficiente". Ataca até alguns populares que a criticam. Mas se diverte quando um menino lhe pergunta se usa dentadura. E chora quando um morador de Brasilândia (zona norte de São Paulo) pede que ela faça um show na região.
Os poucos números musicais ("Ladeira da Preguiça", "Atrás da Porta") são do belíssimo especial de 73, que já saiu em DVD e que a Cultura exibirá na íntegra na sexta-feira, às 20h. Nesse programa, ela canta muito e bem, e fala da mesma forma.
"Sou uma pessoa que não nasceu para viver em sociedade", diz em um dos muitos momentos comoventes. Elis era fogo.


Elis, que Saudade...
Quando:
hoje, às 20h, na TV Cultura


Texto Anterior: Cinema 2: Retorno de bilheteria cai em relação a 2004
Próximo Texto: Marcelo Coelho: Últimas notícias da América
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.