São Paulo, sábado, 15 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEBATE

Para organizadora, tema é chave para a compreensão de autores como Tolstói e Dostoiévski

Biblioteca discute amor na literatura russa

DA REPORTAGEM LOCAL

A biblioteca Mário de Andrade prossegue na segunda-feira o ciclo de palestras "Literatura Russa pelo Prisma do Amor", com a apresentação, por Bruno Gomide, professor de literatura russa na USP, do tema "Dostoiévski: Amor Crítico e Crítica Amorosa". A série, com entrada franca, começou no último dia 10, com "Demônios e Idiotas: Sensualidade e Compaixão em Dostoiévski", palestra da escritora Adriana Armony.
O ciclo é organizado pela professora de letras russas da USP Elena Vássina e ocorre todas as segundas-feiras, às 19h30, até o dia 29 de maio, no auditório da biblioteca Mário de Andrade (r. da Consolação, 94, São Paulo).
A proposta de abordar a literatura russa a partir do tratamento dado às relações amorosas pelos seus principais autores dos séculos 19 e 20 é justificada por Vássina: "As questões do amor e da morte são cruciais para a definição de qualquer cultura e literatura". "São situações em que pensamos mais na vida", diz.
A questão, afirma, é mais candente nos autores do país de Tolstói, Dostoiévski e Tchecov. "O amor atravessa todas as obras modernas da literatura russa." Para Vássina, a forma específica com que os russos lidam com o tema está na tentativa, sempre radical, de conciliar opostos.
"Os personagens afirmam um amor ideal, ao mesmo tempo carnal e sublime. Querem ligar o paraíso e o inferno numa estrutura só", ela diz. Daí a dimensão quase sempre trágica dos relacionamentos nessas obras. A principal exceção, lembra a professora, está no epílogo de "Guerra e Paz", em que Tolstói apresenta um casamento bem-sucedido -para ela, um momento de "fracasso artístico".
Inscrições são feitas das 14h às 17h, pelo telefone 0/xx/11/3256-5270, ramal 206, ou pelo email kbocchi@prefeitura.sp.gov.br.


Texto Anterior: Crítica/comportamento: O2 Neurônio reúne colunas semanais em livro
Próximo Texto: Música: Tatit mostra novo disco no Sesc Pompéia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.