São Paulo, sábado, 15 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RELIGIÃO

Série trata do papel político de João Paulo 2º

RICARDO BONALUME NETO
DA REPORTAGEM LOCAL

Não é preciso ser católico para respeitar a figura do papa João Paulo 2º, o polonês Karol Józef Wojtyla (1920-2005). Ele foi o primeiro papa não-italiano desde o século 16, e seu longo pontificado, de quase 27 anos, teve grande influência nos eventos mundiais do último quarto do século 20.
A minissérie em dois episódios trata com respeito um dos papas mais carismáticos da história recente, mas não chega a ser uma hagiografia total. João Paulo 2º está em processo de canonização; a série não trata de seus supostos milagres, mas sim de seu papel terreno, eminentemente político.
Com Jon Voight no papel do papa mais velho e Cary Elwes representando o jovem Wojtyla, a história começa em 1º de setembro de 1939, quando os alemães invadem a Polônia. Os amigos do futuro papa procuram resistir aos alemães com violência.
Wojtyla opta por se tornar padre e fazer um outro tipo de combate -o mesmo que faria depois, ao resistir aos comunistas que tomaram o poder no seu país. Wojtyla tem seu papel na história assegurado por essa luta contra dois dos totalitarismos que escravizaram o homem no séc. 20. Para resistir ao nazismo e ao comunismo, sua resposta era fortalecer a igreja e a fé de seus seguidores.
Há aspectos que teria sido interessante detalhar melhor. A inédita escolha de um papa polonês depois de séculos de papas italianos não é explicada. Mais polêmico, e pouco mencionado, foi o seu conservadorismo em temas sociais. Mas é inegável que suas posições mantiveram coerência com a doutrina católica tradicional. Ele deixava claro: ou você é católico e segue o que a igreja define, ou é outra coisa. Ninguém é obrigado a ser católico.
Papa João Paulo 2º

Quando: hoje, às 22h (parte 1), e amanhã, às 22h (parte 2), no canal MGM.


Texto Anterior: "Pele de asno": Demy nos arrasta ao reino da fábula
Próximo Texto: Drauzio Varella: Genomas a preços módicos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.