São Paulo, sexta-feira, 15 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Retrato de cientistas é estereotipado

RAFAEL GARCIA
DA REPORTAGEM LOCAL

É perdoável que Ron Howard manipule leis da física para remendar a narrativa de "Anjos e Demônios". Por conta disso, porém, talvez o filme receba o selo genérico de "ficção científica". Um dos artifícios da história é a tal bomba de antimatéria -uma matéria de cargas invertidas, com elétrons positivos e núcleos dos átomos negativos. Matéria e antimatéria juntas causam explosões violentas, e isso, é claro, atrai o interesse de vilões em filmes.
Essa aplicação bélica, porém, está longe da realidade, e a antimatéria hoje só é usada para pesquisa básica. "A ciência é sempre vista como produtora de bombas nessas grandes produções", diz a física Maria Cristina Abdalla, do Instituto de Física Teórica da Unesp. A pedido da Folha, ela assistiu a "Anjos e Demônios" para comentar o roteiro. Segundo ela, entrar escondido no maior laboratório do mundo para roubar um punhado de antimatéria e guardá-la em um frasco colorido é impossível sob diversos aspectos.
O filme pode até ajudar a despertar o interesse do público por ciência, mas Abdalla critica o modo "estereotipado" como a história retrata os cientistas. "A ciência é produto de uma coletividade, mas no filme uma dupla de cientistas aparece fazendo tudo sozinha. As coisas não são bem assim", afirma. "Não sei se o pessoal vai começar a se interessar por física por causa do filme."
No enredo, especula-se que a descoberta do bóson de Higgs (partícula que dá massa às outras e torna possível a matéria) seja uma prova científica da existência de Deus. Filosoficamente, isso não faz sentido, mas esse golpe de marketing não é de Dan Brown, e sim do físico Leon Lederman, que apelidou o bóson de "partícula de Deus". "Físicos são assim mesmo", diz Abdalla. "Eles têm uma certa ironia."


Texto Anterior: Comentário: Longa faz uma parábola do nosso tempo
Próximo Texto: McGregor ataca posição da igreja
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.