São Paulo, sexta, 15 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

YOUTH ARTS FESTIVAL
Rock e gaita escoceses são atrações do evento

MARCELO NEGROMONTE
free-lance para a Folha

"É um pouco estranha esta situação. Fiquei chocado ao saber que iria tocar no Brasil. Estou entusiasmadíssimo." O escocês Richard Henderson não esconde a surpresa em tocar com sua banda, Bedford Falls, no Youth Arts Festival, megaevento organizado pela Cultura Inglesa em São Paulo.
Para quem ainda não gravou um disco, fazer 12 shows em pouco mais de duas semanas num país que ele considera "um buraco negro", por "não conhecer nada", é de fato inusitado.
Henderson disse em entrevista à Folha, de Edimburgo, que o convite surgiu quando os organizadores do festival assistiram a uma apresentação do Bedford Falls no Festival de Edimburgo, em 97.
No primeiro show em São Paulo, no dia 18 (veja programação ao lado), o trio de pop rock também vai conversar com o público sobre a atual cena roqueira escocesa, que já exportou nomes como Wet Wet Wet e Simple Minds, nos anos 70/80, e, agora, Primal Scream e Dawn of the Replicants.
"Há hoje muitas bandas boas na Escócia, como Chick Reed, de Edimburgo, e Blue Nile, de Glasgow, por quem as gravadoras têm demonstrado interesse. Mas, quanto mais ao norte de Londres, menos chance uma banda tem de ser bem-sucedida", disse Henderson, de 34 anos.
No set list dos shows, o Bedford Falls tocará canções próprias, além de covers de Prince, do new wave Joe Jackson e Squeeze, banda popular na Inglaterra no final dos anos 70.
Para o "choque" ser um pouco menor, Henderson, já fez a "lição de casa" e comprou uma coletânea de músicos brasileiros, produzida por David Byrne, com Gilberto Gil, Milton Nascimento e Jorge Ben Jor. "Estou começando a me apaixonar pela música do Brasil."
Gaiteiros
O Youth Arts Festival traz também a música folclórica escocesa com o grupo The Scottish Link Pipe Band, formado por dez brasileiros que tocam gaita de fole.
Entre as apresentações, os gaiteiros, vestidos a caráter, fazem uma parada na avenida Paulista, às 17h do dia 29.
Formado em 95, o grupo começou tocando no Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP) e já participou, representando o Brasil, do World Pipe Band Championship, campeonato do gênero em Glasgow.
Concertos de jovens músicos eruditos e do percussionista inglês Julian Warburton, além da final do concurso 14º Cultura Inglesa Rock Fest, com a presença do Ira!, são outras das várias atrações musicais do festival.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.