São Paulo, quinta-feira, 15 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Cultura faz homenagem a Fernando Faro

DA REPORTAGEM LOCAL

O "30 Anos Incríveis", da TV Cultura, faz hoje, às 22h30, a sua despedida. O programa, que mostrou alguns dos momentos mais significativos da TV brasileira nas últimas três décadas, homenageia nesta última edição o diretor e produtor Fernando Faro, nome que sempre esteve envolvido com a MPB.
Além de ter produzido discos e shows de astros de MPB, Faro atuou por 42 anos na televisão, tendo dirigido os programas "Ensaio" e "MPB Especial", ambas atrações da TV Cultura.
Faro é ainda o responsável por atrações que marcaram época e que se identificaram com alguns dos movimentos mais expressivos da música brasileira.
Foi o caso de "Divino Maravilhoso", que impulsionou o tropicalismo, apresentando os então iniciantes Gilberto Gil, Caetano Veloso e Os Mutantes.
Já em "Hora da Bossa", João Gilberto se apresentava antes de atingir a condição de mito.
No programa "Feira da Música Popular", músicos como Paulinho da Viola e Toquinho tinham total liberdade para escolher seus repertórios.
Faro foi também o criador do "TV de Vanguarda", que representou um marco na história da televisão, e do "Móbile", que recebeu diversas premiações.
Além disso tudo, ele dirigiu episódios do programa de teleteatro "Teatro 2", como "O Homem Que Galopava", "Acidente em Sumauma", "O Cego" e "O Peixe Banana".
Fora da TV, Faro ficou conhecido por produzir álbuns de alguns de seus amigos, como Vinicius de Moraes, Toquinho, Adoniran Barbosa, Paulinho da Viola e Paulo César Pinheiro.
Ele também se notabilizou por dirigir shows históricos, como "Amigo Ciro" (1974), que homenageou Ciro Monteiro, "1º de Maio" (1979/80), série de apresentações que reuniu 30 estrelas da MPB, e "Trem Azul", último espetáculo de Elis Regina.
A edição final de "30 Anos Incríveis" traz também depoimento exclusivo de Fernando Faro e fotos documentando diversos momentos de sua trajetória.


Texto Anterior: Bastidor entra em cartaz no Sesc
Próximo Texto: Panorâmica: Encontro na Folha, na próxima segunda, discute relações de poder no Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.