São Paulo, quinta-feira, 15 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bastidor entra em cartaz no Sesc

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Nem Sérgio Cardoso nem Paulo Autran. O protagonista do novo projeto do Sesc Vila Mariana não é nenhum ator de prestígio, mas sim o próprio palco. Começa hoje "Palco em Cena", evento que mostra os bastidores do teatro e traz exposições, fóruns e peças.
"O principal objetivo é mostrar às pessoas como é criada a magia dos palcos e como tudo é transformado em realidade", diz Suzana Garcia, supervisora do núcleo responsável pelo projeto.
Na área externa da unidade Vila Mariana, três instalações procuram reproduzir a atmosfera de tudo o que há por trás do produto teatral. "Fazemos um recorte de toda a trajetória histórica e apresentamos isso ao público por meio da cenografia", diz Suzana.
Caixas de Teatro, espaço desenvolvido pelo grupo Caixa de Imagens, dá lugar a atividades lúdicas com crianças e grupos escolares. Para reproduzir os palcos de arena da antiga Grécia, o arquiteto Hideki Matsuka preparou a instalação "Arena", onde se poderá perceber como era a integração entre o público e o espetáculo.
A participação dos visitantes no processo de produção e realização de uma montagem será simulada por meio do Magia Teatral. Desenvolvido por J. C. Serroni, o espaço apresenta um palco italiano com seus mecanismos e cenários, maquetes dos tablados do Sesc e um palco giratório, onde serão exibidas 12 bocas de cena.
A prática do teatro atual fica por conta das produções infanto-juvenis e adultas, incluindo remontagens de clássicos nacionais e internacionais. "Nosso espetáculo tem um bastidor rico, e acho que se encaixa muito bem nesse projeto", diz a atriz Eva Wilma, que apresenta durante o evento, com a portuguesa Eunice Muñoz, a peça "Madame", que esteve em cartaz por cinco meses em Portugal.
Raul Cortez mostra seu texto "Rei Lear" e é seguido por "O Lobo e a Lua", de Valdir Fagundes, "Deus e o Diabo na Terra da Miséria", de Hamilton Leite, e "A Terceira Margem do Rio", baseado em conto escrito por Guimarães Rosa. (MARCELLA FRANCO)


O quê: Palco em Cena
Quando: de 15 de junho a 20 de agosto; De ter. a sex.: das 9h às 21h30. Sáb., dom. e feriados: das 10h às 19h
Onde: Sesc Vila Mariana (r. Pelotas, 141,SP, tel. 0/xx/11/5080-3000)
Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Teatro: Fagundes engajado estréia no palco com "Por Telefone"
Próximo Texto: Televisão: Cultura faz homenagem a Fernando Faro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.