São Paulo, quarta-feira, 15 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cineasta lança DVD com debate

DA REPORTAGEM LOCAL

Como cineasta, João Batista de Andrade continua trabalhando a todo vapor. Amanhã, às 19h, ele lança o DVD do documentário "Céu Aberto", na Fnac de Pinheiros (av. Pedroso de Moraes, 858, Pinheiros, tel. 0/xx/11/4501-3000). No evento, haverá um debate.
Lançado em 1986, o filme discute a transição política pela morte de Tancredo Neves (1910-85).
"Segui a doença e o cortejo, passando por Brasília, Belo Horizonte e São João del Rey. Depois, voltei para São Paulo e refiz o trajeto pensando na questão da abertura política", explica Andrade.
"Vou me gabar de uma coisa: sou a única pessoa que tem dois filmes sobre a abertura, um é este documentário, "Céu Aberto", e o outro é a ficção "País dos Tenentes", que se passa durante o mesmo período, no qual Paulo Autran é um velho general que passa por uma crise", conta.
Andrade tem um filme em finalização, "Veias e Vinhos", e promete lançar em outubro o documentário "30 Anos Depois", sobre o jornalista Vladimir Herzog (1937-75). Entre seus 12 longas, destaca-se ainda "O Homem que Virou Suco" (80). (TN)


Texto Anterior: Andrade deve discutir projeto com artistas
Próximo Texto: Ensaio: Argentinos discutem razão, sonho e literatura
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.