São Paulo, segunda, 15 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Pérolas de "Fascinação" amenizam "Chiquititas"

TELMO MARTINO


O assanhamento das Chiquititas é tal, que o SBT achou por bem amenizar sua programação colocando no ar, logo depois de tanta folia, uma novelinha de época só romântica.
Se chama "Fascinação", como a valsinha para namorados que tinham jardim para namorar, que Nana Caymmi (ainda bem!) foi chamada para cantar. Enquanto ela canta, os créditos informam que há muitos desconhecidos no elenco e que o autor é um Carrasco. Walcyr, mas Carrasco.
Uma das desconhecidas é uma mocinha que, mesmo grávida, procura um emprego que sempre lhe é negado. Correm os anos 30, quando mãe solteira era chamada de vagabunda, sobretudo pelo pai. Mães eram mais compreensivas. "Toma esse dinheiro. É pouco, mas vai ajudar", diz a mãe, parecida com Miriam Mehler.
As mães são as grandes vilãs dos anos 30. Quanto mais fios de pérolas têm no pescoço, mais ardilosas elas são em sua crueldade. Uma delas paga um rapaz alto, de bigode e brilhantina, que certamente não via filmes do Robert Taylor. Ele apóia com dinheiro e total respeito a grávida abandonada. Só a mãe Mehler acredita em afeto. Não viu quantas pérolas tinha a coleira da vilã.
Pelo jeito, o Walcyr, o Carrasco, não está encontrando na época de Getúlio nada tão suculento como as artimanhas sexuais que tanto espicharam de sua "Xica da Silva". Seduzida e abandonada no Estado Novo é de parca riqueza.
A moça tem o filho num parto difícil, com a caridade das freiras mostrando o que se perdeu com o INPS. No que nasce a criança, o rapaz que não é fã de Robert Taylor entra em contato com a cafetina de sua preferência (que usa tantas pérolas quanto as pérfidas mães). Como conseguiam distinguir uma das outras? "Très simple": pelo sotaque francês.
Tudo arranjado, o profissional do mal vai buscar a jovem mãe. "Eu sei que o senhor gosta dela." "A senhora é uma velha caduca." Pobre Mehler. Velha e caduca. Quem mandou se meter com o SBT.
A jovem mãe não cede. É moça direita. Sai, de novo, com o filho nos braços. O lobo mau ri. Voltará? Não respondam. A pergunta é pura retórica.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.