São Paulo, domingo, 15 de julho de 2007

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Mau atendimento é queixa comum entre assinantes

Demora e falta de qualificação dos atendentes são martírio para o usuário de canais pagos

Advogado de comissão de direitos do consumidor da OAB fica 45 min no telefone e não soluciona falta de sinal de TV por assinatura

DA REPORTAGEM LOCAL

O mau atendimento por telefone das empresas de TV por assinatura é apontado como um dos principais problemas desse tipo de serviço, segundo advogados ouvidos pela Folha.
"O que tenho observado é uma grande insatisfação, sobretudo com o serviço de atendimento ao assinante", diz Luiz Fernando Moncau, advogado do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).
O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil) e conselheiro da ordem, José Eduardo Tavolieri, concorda. "O mais grave é a questão do atendimento. Quando o consumidor necessita de socorro, entra em contato com o serviço telefônico e perde seu tempo, literalmente."
Tavolieri sofreu na pele o problema. "Tentei durante três dias falar com a Sky por conta de um problema no sinal. Fiquei 45 minutos pendurado na linha. Pediram meu CPF, telefone e o número da maquineta. E não acharam meu cadastro." Um dia depois, a empresa solucionou a questão.
Para Tavolieri, quem se sentir lesado deve entrar com uma ação de reparação de danos, mas antes deve ter provas. Protocolos, gravação de telefonemas, fotografias e anotações como o dia e o número de onde está ligando ajudam.
"Muitas empresas levam a pecha de má prestadoras de serviço por conta de seu material humano desqualificado, que faz um mau atendimento e passa ao consumidor uma imagem altamente negativa", completa Tavolieri.
Outro problema comum aos assinantes é na hora de desfazer a assinatura.
"A contratação é muita vezes feita por telefone. Se não se recebe as informações do contrato de forma prévia, isso significa que não há obrigação de cumpri-lo", analisa o conselheiro da OAB.
"É um dos problemas mais freqüentes que nós temos no setor de TV a cabo. Falta pulso mais firme da Anatel [que regula o setor de TV por assinatura] para tratar disso. A empresa tem que dar resposta em até sete dias", explica Moncau.
Ele lembra ainda que é útil reclamar nos órgãos de defesa do consumidor e na Anatel.
(TEREZA NOVAES)


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