São Paulo, domingo, 15 de julho de 2007

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outro lado

Empresas cumprem meta oficial

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar do crescimento das reclamações, o setor de TV paga está dentro das metas de qualidade estabelecidas pela Anatel.
Há um ano, a agência monitora itens como cobranças abusivas, tempo de espera no atendimento telefônico e interrupções de sinal, entre outros.
"As operadoras têm cumprido as metas. Uma ou outra tem fugido [das metas], mas será autuada", diz Ara Apkar Minassian, superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da Anatel.
Segundo Minassian, a aumento de 267% nas reclamações reflete apenas "um momento", a digitalização da Net. Essa "enxurrada de reclamações" deve desaparecer em alguns meses. A maior operadora do país já se comprometeu com o Ministério Público Federal a digitalizar os canais obrigatórios.
Minassian diz que, expurgando-se as queixas contra a digitalização da Net, o número de reclamações tem se mantido em "estáveis" 400 por mês.
A Net (empresa controlada pela Telmex, do mexicano Carlos Slim, e pela Globo) afirma que as reclamações contra ela têm crescido "em linha" com a expansão de seus clientes.
"A Net tem feito um esforço supergrande para melhorar seus serviços. Revolucionamos nosso atendimento", afirma Márcio Carvalho, diretor de produtos e serviços.
Carvalho nega que a operadora faça venda casada e que reduz a velocidade da internet de quem faz download de conteúdo pirata. Diz que há um limite mensal para downloads, independentemente do conteúdo. "Toda vez que ultrapassa essa franquia, o usuário é penalizado com a redução de velocidade. Fazemos isso para garantir qualidade a todos os usuários", esclarece.
As empresas dizem que exploram publicidade para baratear o serviço. O setor faturou em 2006 R$ 5,6 bilhões, dos quais R$ 529 milhões vieram da propaganda. O volume de comerciais cresceu 25% entre 2005 e 2006.

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