São Paulo, domingo, 15 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

João Miguel e Denise Fraga põem pé na estrada

Dupla estréia hoje no "Fantástico" o quadro "Te Quiero, América"

Percurso do casal, que se desencontra desde o início, começa em Ushuaia, na Argentina, e termina na Venezuela de Hugo Chávez

DA REPORTAGEM LOCAL

A primeira pergunta que o ator baiano João Miguel fez ao diretor Luiz Villaça quando recebeu dele o convite para protagonizar o quadro "Te Quiero, América" -que estréia hoje no "Fantástico"- foi: "Ele [o personagem] é nordestino?".
"Nem pensei sobre isso", disse Villaça, numa resposta que o ator considerou melhor do que um "não". "Vi que ele não estava interessado em catalogações", afirma João Miguel.
Ser catalogado num tipo, como o do nordestino, por exemplo, é tudo que não quer o ator, premiado no cinema por sua interpretação do sertanejo Ranulpho de "Cinema, Aspirinas e Urubus", de Marcelo Gomes.
O reconhecimento conquistado com esse e outros filmes, como "Cidade Baixa" (Sérgio Machado) e "O Céu de Suely" (Karim Aïnouz), já havia rendido a João Miguel convites para atuar em novelas.

Novela
"Não aceitei porque não houve nenhum personagem pelo qual me apaixonasse. E a novela é uma coisa delicada, são oito meses [de gravações], tem que valer a pena por algum motivo."
Já o mochileiro Francisco, seu personagem em "Te Quiero, América", insinuou para o ator diversos aspectos apaixonantes. O primeiro deles foi a possibilidade de ser capixaba, a naturalidade escolhida para o personagem, em comum acordo entre ator e diretor.
Nas gravações documentais do programa, quando os atores interagem com pessoas em suas atividades cotidianas, e não com figurantes contratados, o baiano João Miguel tem se divertido podendo responder "sou do Espírito Santo" à constante pergunta sobre sua procedência.
Deixar a realidade invadir a ficção, trabalhando na fronteira com o documentarismo, é uma das propostas do programa. Porém é bem definida a espinha dorsal de ficção, desenvolvida pelos roteiristas Carolina Kotscho (de "Dois Filhos de Francisco") e Maurício Arruda, que viajam com a equipe para as filmagens.
Francisco e Maria, vivida pela atriz Denise Fraga, estão no início de um romance em Ushuaia, na Argentina, local conhecido como o fim do mundo.
Por um desencontro fortuito -um sai para tomar café, o outro imagina ter sido abandonado-, Maria acaba ficando com o dinheiro que Francisco havia guardado no bolso de um paletó, para durar a viagem inteira.
A partir daí, o casal vai tentando se encontrar -e se desencontrando sempre- até o término da viagem, na Venezuela de Hugo Chávez.
João Miguel define Francisco como um sujeito despojado. "Ele já fez de tudo um pouco. Largou a faculdade e foi ser vendedor", diz. Seu tour pela América do Sul é movido pela curiosidade de conhecer o continente. Já Maria é mais "certinha". Ela "é uma vendedora de seguros, que ganha uma viagem para a Argentina", conta ele.
"Te Quiero, América" está programado para ter 11 episódios, de dez minutos cada um, exceto os dois primeiros, que são mais longos (15 minutos).
Da Argentina à Venezuela, o percurso envolve Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Equador e Colômbia.
João Miguel diz que o programa tem a intenção de desvelar ao espectador lugares além dos consagrados cartões-postais de cada país.
No episódio de hoje e no próximo, por exemplo, em que a vizinha Argentina é a atração, além dos óbvios destinos de Buenos Aires e Patagônia, o espectador poderá ver o casal circulando pelas menos catalogadas Províncias de Jujuy e de Salinas de Tilcara. (LAURA MATTOS E SILVANA ARANTES)


Texto Anterior: "Não é perfeito porque é colorado"
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.