São Paulo, domingo, 15 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nas lojas

Drama
Infiel
LIV ULLMANN
Distribuidora:
Versátil; Quanto: R$ 40, em média
Avaliação: regular
Ter nas mãos um roteiro de Ingmar Bergman não basta. Apesar da enorme força da trama e dos diálogos de "Infiel", o resultado desse filme, dirigido por Liv Ullmann (ex-musa e ex-mulher do cineasta sueco), confirma que, em cinema, mise-en-scène é fundamental. A personagem central é Marianne (uma interpretação arrebatadora de Lena Endre). Apesar de viver um casamento feliz com o marido Markus, ela começa um tórrido caso extraconjugal com David, o melhor amigo do marido. Toda a originalidade está na estrutura proposta por Bergman: a história é vista pelos olhos de um velho autor de cinema chamado... Bergman (interpretado pelo grande Erland Josephson), enquanto ele mantém uma conversação imaginária com a protagonista Marianne. No DVD, entrevistas com Liv Ullmann realizadas durante o Festival de Cannes e a visita da atriz ao Rio, para uma retrospectiva de cinema nórdico. (PEDRO BUTCHER)

Romance
O Amor Não Tira Férias
NANCY MEYERS
Distribuidora:
Universal; Quanto: só para locação
Avaliação: regular
Comédia romântica dirigida por Meyers ("Alguém Tem que Ceder"), tem no elenco seu ponto forte. A parte mais atraente da história é centrada na jornalista britânica Iris (Kate Winslet), que, após saber que seu grande amor, Jasper (Rufus Sewell), vai se casar, segue para Los Angeles. Lá se envolve com o desajeitado Miles (Jack Black), autor de trilhas sonoras. Paralelamente, na Inglaterra, Amanda (Cameron Diaz) engata romance com o irmão de Iris, Graham (Jude Law), no segmento mais previsível do filme. Apesar dos clichês natalinos, o talento dos atores -em especial, o de Winslet- tira o filme da vala comum. (MARIO GIOIA)

Desenho
He-Man - 1ª Temporada
ED FRIEDMAN E LOU KACHIVAS
Distribuidora:
Focus; Quanto: R$ 100
Avaliação: regular
O revival dos anos 80 também engloba os desenhos, com o lançamento da primeira temporada de He-Man, um herói de sunga que enfrenta Esqueleto em um planeta chamado Etérnia, que parece ter sido destruído por alguma hecatombe nuclear. Os personagens são estereotipados -de tão bonzinho, He-Man nunca mata os bandidos-, e tome repetição das batalhas entre eles. Ao final, há uma reiteração de todas as lições de moral do capítulo. Embora isso funcione para as crianças, várias cenas parecem ter sido apenas transpostas de um programa para outro, como nas lutas. O episódio 1 é uma boa apresentação dos personagens e do que virá a seguir. Não foge de ser um passatempo saudosista e datado esse pacote de 33 episódios, com o mérito de trazer a opção da dublagem original. (LÚCIA VALENTIM RODRIGUES)

Musical
Dreamgirls - Em Busca de Um Sonho
BILL CONDON
Distribuidora:
Paramount; Quanto: só locação
Avaliação: regular
É pena que um filme que começa tão promissor quanto este "Dreamgirls" vá desandando à medida que se desenrola a história do trio de garotas (entre elas Jennifer Hudson, vencedora do Oscar por seu papel) que tenta chegar ao estrelato por meio do gogó, nos EUA dos anos 60. Condon, que havia acertado a mão no roteiro do também musical "Chicago" (2002), erra feio aqui ao transformar em novelão água-com-açúcar o que poderia ser uma interessante versão romanceada da história das Supremes, de James Brown e da gravadora Motown. Desperdiça também a melhor atuação de Eddie Murphy em anos, no papel de James "Thunder" Early. Por fim, a versão que ora chega às locadoras não é nem a do DVD duplo, que tem um disco só de extras. (MARCO AURÉLIO CANÔNICO)


Texto Anterior: Projetos incluem skate e Tom Wolfe
Próximo Texto: Bia Abramo: Vitória da sociedade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.