São Paulo, quarta, 15 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

O PEQUENO MÁGICO
Bandeirantes, 13h. (The Escape Artist). EUA, 1982, 95 min. Direção: Caleb Deschanel. Com Griffin O'Neal, Raul Julia, Teri Garr, Joan Hackett. Mágico amador (O'Neal), filho de um grande ilusionista, começa a demonstrar, aos 13 anos, grande habilidade para a coisa. Um prefeito inescrupuloso -sobre cujos ombros pesa a morte do pai do garoto- logo tentará explorá-lo.

HÉRCULES NO LABIRINTO
DO MINOTAURO
SBT, 13h30.
(Hercules and the Maze of the Minotaur). EUA, 1994, 91 min. Direção: Josh Becker. Com Kevin Sorbo, Anthony Quinn, Tawny Kitaen. Hércules em pessoa entra no labirinto para enfrentar o Minotauro. Ao encontrá-lo, no entanto, descobre que é seu irmão, a quem Zeus havia castigado. Licença poética mitológica.

CARATÊ: DESAFIO MORTAL
Bandeirantes, 15h.
(Caribean Vacation). EUA/Itália, 1994, 80 min. Direção: Larry Ludman. Com Ron Williams, Dorian D. Field. Estudantes em férias no Caribe envolvem-se com sujeito que garante possuir um mapa de tesouro. Um deles acaba envolvido em um desafio de caratê.

OS TRAPALHÕES E A ÁRVORE DA JUVENTUDE
Globo, 15h45.
Brasil, 1991. Direção: José Alvarenga Jr. Com Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum. Os três Trapalhões são guardas florestais que descobrem a fonte da juventude na Amazônia, onde atuam. Como de costume, o humor dos Trapalhões rende muito menos no cinema do que na TV. Em troca, a boa produção e a direção de Alvarenga se destacam.

HERÓI POR ACIDENTE
Bandeirantes, 21h30.
(Hero). EUA, 1992, 118 min. Direção: Stephen Frears. Com Dustin Hoffman, Geena Davis, Andy Garcia. Hoffman é o "clochard" que, anonimamente, salva as pessoas de um avião que faz um pouso forçado. Depois, ele some. Mas uma repórter de TV (Geena Davis) que estava no vôo não se conforma facilmente com o sumiço do herói. Frears dá sentido ao filme.

INTERCINE
Globo, 0h10.
Será exibido o escolhido entre "Corredeira da Morte" (1994, de Robert Butler, com Alan Alda, Peter Gallagher) e "O Reverso da Fortuna" (1990, de Barbet Schroeder, com Jeremy Irons, Glenn Close).

SEDUÇÃO MORTAL
Bandeirantes, 1h35.
(Danger Zone 4). EUA, 1992, 83 min. Direção: Lisa Yesko. Com Jason Williams, Dene Decker, Lacie White. Motoqueiras sequestram o policial que prendeu os respectivos namorados, levam-no para o deserto e promovem um concurso: a primeira que conseguir excitar o cara terá o direito de matá-lo.

ADORO HOMENS DE UNIFORME
Globo, 2h05.
(I Love Men in Uniform). Canadá, 1993. Direção: David Wellington. Com Tom McCamus, Brigitte Bako. Ator consegue papel de policial em série de TV. Aos poucos, deixa-se obcecar pelo seu personagem, que é (também) um homem problemático.

COMPANHEIROS
Globo, 3h45.
(Pals). EUA, 1986, 90 min. Direção: Lou Antonio. Com George C. Scott, Don Ameche, Sylvia Sidney. Dois aposentados encontram um pacote cheio de dinheiro, muito cheio mesmo. Problema que logo se revela: ele pertencia a traficantes. Basicamente, um desperdício de grandes talentos, em comédia feita para TV.

TV PAGA
Encarando a morte

da Redação

É preciso ser muito tolo, ou desavisado, para ver um filme de Ingmar Bergman pensando que se encontrará água-com-açúcar.
Quase toda a sua obra é marcada pela obsessão pela morte, cuja consequência óbvia é a dúvida sobre a existência de Deus. Duas questões universais, acessíveis a qualquer um, embora não muito agradáveis.
O que nos oferece "Gritos e Sussurros" (Eurochannel, 22h) não é mais uma reflexão sobre a morte (como, digamos, em "O Sétimo Selo"), mas a sua concretude: os gritos, a dor, a decomposição do ser.
Programa para masoquistas? Talvez. Ainda assim, há que se respeitar a beleza que o mestre sueco sabe criar, mesmo em face da morte. (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.