São Paulo, Quinta-feira, 15 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

DAY-O, UM AMIGO DE INFÂNCIA
SBT, 14h. (Day-O, um Amigo de Infância). EUA, 1992, 91 min. Direção: Michael Schultz. Com Delta Burke, Elijah Wood, Carlyn Glynn. Na infância, a pequena Grace sente-se rejeitada pelos pais e cria Day-O, um amigo imaginário. Já mulher crescida, grávida, ainda sentindo-se desvalorizada pelo pai, Day-O reaparecerá em sua vida, para lhe dar uma força (mas causará umas tantas e indesejáveis atribulações). Avaliação:  

OS NERDS SAEM EM FÉRIAS
Globo, 15h55. (Revenge of the Nerds 2: Nerds in Paradise). EUA, 1987, 89 min. Direção: Joe Roth. Com Robert Carradine, Curtis Armstrong. Os nerds vão à praia de Fort Lauderdale, na Flórida, para um encontro de confrarias. Lá, porém, encontrarão uma turma que odeiam. Risos amarelos. Avaliação:  

A COR DA FÚRIA
Record, 21h45. (White Man's Burden). EUA, 1995, 88 min. Direção: Desmond Nakano. Com John Travolta, Harry Belafonte, Kelly Lynch. Fábula política que desenvolve a hipótese de uma América dominada pelos negros, onde Travolta entra como operário branco, oprimido, lutando por seus direitos. A inversão de cores tem objetivos óbvios, mas não leva muito longe: é um pouco problemático combater o racismo com imaginação tão restrita e idéias tão genéricas. Avaliação:   

RAMONA
Bandeirantes, 22h15. (Ramona). EUA, 1992, 82 min. Direção: Jonathan Sarvo. Com Heidi Von Palleske, Cain Devore. Após rápido caso com a mexicana Ramona, um norte-americano tem de voltar com urgência à Carolina do Sul, sua terra, por causa da morte da mãe. A horas tantas, descobre Ramona escondida no porta-malas do carro. Caso de amor ou de imigração ilegal? Seja como for, Ramona não é sopa. Avaliação:  

INTERCINE 1
Globo, 0h25. Os filmes propostos são "Uma Mulher de Coragem" (1994, de Charles Robert Carner, com Patty Duke, James Farentino, Margot Kidder) e "Bugsy" (1991, de Barry Levinson, com Warren Beatty, Annette Benning, Harvey Keitel, Ben Kingsley).

ADORÁVEIS MULHERES
Bandeirantes, 2h25. (Little Women). EUA, 1994, 118 min. Direção: Gillian Armstrong. Com Winona Ryder, Susan Sarandon, Gabriel Byrne, Trini Alvarado. Quarta versão para cinema do romance de Louisa May Scott publicado em 1868. A versão mais célebre é "Quatro Irmãs" (1933), de George Cukor, com Katharine Hepburn. Com o pai na Guerra de Secessão, quatro irmãs dividem com a mãe (Sarandon) a responsabilidade do lar e desenvolvem uma ligação muito forte entre si. Acima da média, mas não muito. Avaliação:   

INTERCINE 2
Globo, 2h55. As sugestões para a segunda sessão do dia são: "Amor Suspeito" (1992, de Michael Scott, com Mimi Rogers, John Shea) e "Um Viúvo Trapalhão" (1978, de Howard Zieff, com Walter Matthau, Glenda Jackson, Art Carney).

TV PAGA
Tributo a Leisen, o desconhecido

da Redação


Sim, ainda é possível reclamar dos filmes insignificantes que passam com frequência nos canais pagos, mas é preciso reconhecer um esforço que vem dando resultados, visíveis sobretudo no Telecine 5.
Não conheço "Garota de Sorte" (Telecine 5, 22h), mas a visão de "Meia-Noite" trouxe a revelação de Mitchell Leisen, realizador que está sendo objeto de um ciclo nesse canal.
Como "Meia-Noite" -e a julgar aqui apenas pela sinopse-, o acaso parece organizar o mundo, já que a garota de sorte do título está passando embaixo da janela por onde alguém atira um valioso casaco.
De todo modo, é a oportunidade de entrar em contato com Leisen, este desconhecido. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: Evite se sobrecarregar
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Buemba! Ford Bahia lança o Ka-rajé!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.