São Paulo, Quinta-feira, 15 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NO BRASIL
Warner não sabe qual versão será vista pelos brasileiros
Filme pode chegar ao país com 65 segundos modificados

da Reportagem Local

"De Olhos Bem Fechados" vai estrear no Brasil em 3 de setembro, mas ainda não se sabe como.
A Warner brasileira não faz idéia se receberá a cópia original ou a recém-adulterada. Nesta, 65 segundos do filme foram modificados digitalmente para esconder imagens consideradas fortes. Na cena, o personagem de Tom Cruise assiste a uma orgia. Não houve cortes.
Até agora, todos os pedidos de informação que a Warner brasileira fez à matriz tiveram a mesma resposta: nada a declarar, por enquanto.
A adulteração foi exigência da Associação Americana de Cinema para que o filme pudesse ser visto por maiores de 17 anos e menores acompanhados.
A Warner americana decidiu que o filme não terá nem mesmo "press book" (amontoado de informações distribuído à imprensa com biografia do diretor, entrevistas com atores, curiosidades de filmagem etc.), fato provavelmente inédito para uma produção hollywoodiana desse porte.
Resta ao brasileiro torcer para que o estúdio americano mande a cópia original. Segundo a filial brasileira, quando um caso como esse acontece, há uma decisão na matriz sobre qual é a melhor versão para o mercado internacional. Essa, então, é mandada para todos os países.
Em pelo menos dois casos recentes o Brasil recebeu a versão original. "Showgirls" e "Instinto Selvagem", ambos de Paul Verhoeven, foram cortados lá e exibidos integralmente aqui.
Qualquer que seja a versão, não fará diferença na legislação brasileira. Aqui, após o fim da censura com a Constituição de 88, não se cortam filmes.
A única interferência do Estado brasileiro é na classificação das obras por faixa etária. Hoje, no Brasil, existem quatro faixas possíveis: livre, 12, 14 e 18 anos.
Quem faz a triagem é o Departamento de Classificação Indicativa, do Ministério da Justiça. O órgão conta, em geral, apenas com um resumo de duas ou três páginas enviado pelas distribuidoras.
Segundo Mirna Fraga, do departamento de classificação, "assiste-se ao filme quando há dúvida após a leitura".
O fato de haver apenas quatro classificações possíveis é ruim para os produtores, pois há menor possibilidade de barganha. No passado, já existiram no Brasil as divisões de 10 e 16 anos.
Em 95, numa decisão polêmica, o Ministério da Justiça indicou a faixa etária de 16 anos -e menores de 16 acompanhados pelos pais- para o filme "Kids", que trazia cenas de drogas e sexo entre adolescentes.
A menos que a inovação se repita, o mais provável é que "De Olhos Bem Fechados" seja classificado como inadequado para menores de 18. Seja a versão original, seja a modificada. (IF)


Texto Anterior: Que fim levou o bom e velho sexo?
Próximo Texto: Volume revela preferências cinematográficas do diretor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.