São Paulo, Quinta-feira, 15 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTRÉIA
Diretora se inspira em Kubrick e Kahlo
Montagem insere "2001" em "Rei Lear"

da Sucursal do Rio

A diretora Celina Sodré foi buscar em Stanley Kubrick e Frida Kahlo inspiração para sua montagem de "Rei Lear", de Shakespeare. O resultado está em "2001: Happy New Lear", que estréia amanhã no Teatro 3 do Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio.
Em Kubrick, mais especificamente em "2001, Uma Odisséia no Espaço", Celina pinçou sequências que foram usadas como "estrutura dramatúrgica paralela" na peça.
Segundo a diretora, a referência surgiu por acaso. "Nos ensaios, houve situações que me fizeram lembrar o filme; depois de revê-lo, percebi que havia conexões importantes."
As referências -propositais- à obra de Frida Kahlo estão presentes no figurino e no cenário. Celina identifica a pintora mexicana com a personagem Cordelia, a filha do rei que é banida.
A montagem de Celina Sodré será encenada pelo Studio Stanislavski, grupo criado pela diretora há nove anos. No elenco estão Miguel Lunardi (Lear), Anna Paz (Goneril), Dinah Cesare (Regan), Joana Levi (Cordelia) e Bruce Gomlevsky (bobo).
Nessa adaptação de "Rei Lear", que levou quase dois anos para ser preparada, a ação se passa na noite do réveillon, na virada do ano 2000 para 2001. O local é um abrigo, que, na visão da diretora, "tanto pode ser antiatômico como para mendigos".
Celina Sodré não quis seguir o "final trágico" da obra original, optando por um desfecho em que há "esperança".


Peça: 2001: Happy New Lear
Onde: Teatro 3 do Centro Cultural Banco do Brasil (rua 1º de Março, 66, centro, tel. 0/xx/21/808-2020)
Quando: de quarta a domingo, às 19h30
Quanto: R$ 10


Texto Anterior: Exposição: Montenegro celebra 70 anos "sem véus"
Próximo Texto: Rádio: Emissora toca música de protesto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.