UOL


São Paulo, sexta-feira, 15 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COPIÃO

Lula cobra conclusão de filme de sua campanha

SILVANA ARANTES
DA REPORTAGEM LOCAL

"Se um filme com tanta gente foi feito em cinco semanas, por que o meu -que já tem quase um ano- não fica pronto?"
Era Lula provocando o fotógrafo Walter Carvalho, um de seus 25 convidados na sessão de "Amarelo Manga" no Palácio da Alvorada, na terça.
Na equipe do documentário "Diário de Campanha", de João Moreira Salles, Carvalho seguiu Lula com uma câmera, de 25/9 a 28/10 de 2002. Terça-feira, sentou-se à mesa do presidente como fotógrafo de "Amarelo Manga" e comentou que o longa foi feito em cinco semanas. Falava do período de filmagens, não do tempo gasto na edição e finalização, que, em geral, é de meses.
Mas, para Lula, a deixa bastou. "Vou defender meu amigo João [Moreira Salles]. Nós filmamos você [você mesmo, nada de senhor] durante 170 horas", disse Carvalho.
Trata-se do maior volume de imagens para um único filme reunido pela produtora Videofilmes, dos irmãos Salles, em seus 15 anos de existência.
O material bruto está hoje reduzido a oito horas de edição. Com mais dois meses, a montagem deverá estar concluída.

PROMOÇÃO SOCIAL 1
"Mostrar o governo do PT por dentro, sob a ótica da área social" foi a proposta feita pela produtora Lucy Barreto e pelo cineasta José Padilha à ministra Benedita da Silva (Assistência Promoção Social), que aceitou protagonizar o filme.

PROMOÇÃO SOCIAL 2
A Agência Nacional do Cinema (vinculada à Casa Civil) autorizou a captação de R$ 1,3 milhão para o projeto, batizado de "Bendita Benedita". Barreto negocia co-produção internacional. E o diretor aguarda os recursos para iniciar as filmagens.

HOLLYWOOD BRASILEIRA 1
Na condição de presidente da Riofilme, o ator José Wilker conversava com Lula sobre seus novos projetos à frente da distribuidora. E o presidente confessou um gosto cinematográfico. É fã da série "Vigilante Rodoviário", "que tinha o cão Lobo", e das produções da Vera Cruz. "Filmes como "Sinhá Moça" [53]. Você não deve lembrar."

HOLLYWOOD BRASILEIRA 1
"Claro, "Sinhá Moça", com Tonia Carrero", disse Wilker, para ser de pronto corrigido pelo secretário do Audiovisual, Orlando Senna: "Tonia Carrero, não, Wilker. Eliane Lage".

PATROCÍNIO
O decreto 4.799 (4/8) ratifica como atribuição da Secom (Secretaria de Comunicação de Governo) "instituir comitê destinado a sugerir a formulação de políticas de patrocínio, coordenar seu funcionamento e aprovar, em seu âmbito, os pedidos".


Texto Anterior: "Amarelo Manga": Assis faz um quase-grande filme
Próximo Texto: DVD/lançamentos - Falta de sensibilidade: As Horas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.