São Paulo, segunda-feira, 15 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESENHO

Canal foge do estereótipo "Pokémon"

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL

A crescente mania do anime -a característica animação japonesa-, já espalhada por centenas de mangás, filmes, jogos e convenções de fãs, ganhou neste mês um veículo à altura da idolatria que desperta no Brasil: um canal com programação exclusivamente voltada aos desenhos japoneses, o Animax, da Sony.
É uma overdose de animações orientais: o canal funciona ininterruptamente, 24 horas por dia. Na programação, focada principalmente no público adolescente, há uma grande quantidade de desenhos que vão além do estereótipo tipo "Pokémon" -são produções com características mais maduras, erotismo, violência, perfis psicológicos bem desenvolvidos.
Um exemplo é "DNA2" (exibido às terças e sextas), uma bizarra história que mistura ficção científica e questões típicas da adolescência. O personagem central é Junta Momonari, um garoto tímido e inseguro, principalmente com as meninas, que chega ao extremo de vomitar (!) quando aparece a chance de ficar com alguma garota. Ele é visitado por Karin, uma operadora de DNA que vem do futuro para impedir que o jovem cumpra sua sina e se transforme no Mega-Playboy -uma figura que terá cem filhos com cem mulheres diferentes, o que, no hiperpovoado Japão futurístico, equivale à sentença de morte.
Mesmo nos desenhos que investem na tradicional temática "magia, batalhas, guerreiros" é possível notar características mais adultas. "Fullmetal Alchemist" (exibido diariamente, às 20h, 22h30 e 1h) conta a história de dois irmãos alquimistas que, após perderem a mãe, tentam ressucitá-la usando a transmutação humana, uma magia proibida e de conseqüências trágicas: um dos irmãos perde a perna.
Outra novidade que o canal traz são os animes de temática esportiva. Em "Hungry Heart" (todo dia, às 8h, 12h30 e 17h), o tema é o futebol. E se um desenho sobre futebol parece estranho, o que dizer de um sobre tênis? É verdade que "Prince of Tennis" (em cartaz diariamente, às 8h30, 13h e 17h30) aproveita a dinâmica do jogo, visualmente muito interessante, mas quantos roteiros distintos é possível fazer em torno de um jogo de tênis? A conferir.

Texto Anterior: Saideiras
Próximo Texto: Mise-en-scène improvisada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.