São Paulo, sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

bergamo@folhasp.com.br

PRIMEIRO NETO

Henrique Manreza/Folha Imagem


O escritor amazonense Milton Hatoum acompanhou a primeira adaptação de um livro seu para o teatro com o mesmo cuidado com que escreve suas obras: leu o texto adaptado, assistiu a ensaios e trocou idéias com o autor Jucca Rodrigues; a versão cênica do livro "Dois Irmãos" (Jabuti 2001) estréia hoje para o público, às 19h30, no Centro Cultural Banco do Brasil, em SP; classificação indicativa 14 anos

Dantas ainda eletriza o STF

O caso Daniel Dantas/ Opportunity está eletrizando o STF (Supremo Tribunal Federal). Na terça, dois ministros, Joaquim Barbosa e Eros Grau, tiveram ácida discussão sobre o tema. Fora da sessão do tribunal, Barbosa questionou Eros por causa da liminar que ele deu a Humberto Braz, executivo ligado a Dantas que tentou subornar um delegado. Barbosa manifestou contrariedade por Eros ter libertado o acusado mesmo depois da tentativa de suborno ter sido mostrada na TV.

O POVO
Eros Grau, já irritado, respondeu que não julgara se Humberto Braz é culpado ou inocente, mas sim se havia fundamentos para a prisão preventiva. Barbosa respondeu, de acordo com reprodução da cena feita à coluna, que a liminar tinha sido uma decisão "contra o povo brasileiro". Os ânimos se acirraram de forma raras vezes vista na corte.

SEM COMENTÁRIOS
Questionado, o ministro Eros Grau respondeu à coluna: "Noblesse oblige", ou seja, a nobreza, a educação, não permitem que ele comente o episódio. A assessoria do ministro Barbosa não o localizou até o fechamento da coluna.

TESOURA
A notícia de que o staff de Geraldo Alckmin recebeu de empresários a informação de que pessoas ligadas ao secretário Aloysio Nunes Ferreira, da Casa Civil, estão pedindo que eles não colaborem com a campanha do ex-governador irritou o grupo de José Serra -que é chefe de Aloysio. "É uma falsa ignomínia que o Aloysio esteja pedindo a empresários que não contribuam com o Alckmin. O comitê dele, pelo visto, tem mais plantadores de fofocas do que cabos eleitorais", diz um dos maiores amigos de Serra.

BOM FUTURO
Não foi só a cúpula do DEM que baixou na casa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso nesta semana, em São Paulo. No encontro estavam também estrelas do PSDB como o presidente do partido, Sérgio Guerra (PSDB-PE), e o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM). Em pauta, como aproveitar um eventual mau momento da economia no próximo ano para acirrar a oposição a Lula.

BOM FUTURO 2
Por "educação", pouco se falou da sucessão à Prefeitura de São Paulo. É que FHC se engajou na campanha de Alckmin.

 

E o DEM é o partido do prefeito Gilberto Kassab.

FORÇA-TAREFA
O presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, tem como meta melhorar a imagem da empresa nos próximos anos.
 

Declarou em seminário sobre aviação que quer reduzir o número de "notícias negativas" em 20% em 2009.

DANÇA DAS TESOURAS
Mais confusão no mundo das escovas: o cabeleireiro Eron Araújo saiu do Studio W, de Wanderley Nunes, e começa hoje no RW Persil, de Paulo Persil, na rua Estados Unidos, para "crescer e ter mais cadeiras dentro do salão". "Fiquei chateado com o Studio W porque quando você dá lucro, te tratam como rei, mas quando quer sair... Quando desci do escritório para o salão, a minha agenda estava apagada." Wanderley afirma que Araújo falou ter "uma proposta milionária". "Eu pago impostos, não tenho como pagar mais do que 50% para o profissional. Portanto, dissemos, "pode ir, vá hoje mesmo'", diz Nunes.

PANELAS
Restaurante novo no bairro de Higienópolis. O dono do Ici Bistrô e da Tappo Trattoria, Denny Novak, vai abrir mais uma casa, na rua Pará, no ano que vem.

ARROZ PARA BEBER
O chef Flávio Miyamura, do restaurante Eñe, deverá surpreender os convidados da festa de dois anos do site "Comes e Bebes", de Marcelo Katsuki, que acontece hoje, em São Paulo. Criou uma paella líquida para variar o tema da noite, arroz.
 

Os chefs César Santos, Adriana Cymes, Tsuyoshi Murakami e Adriano Kanashiro também participam do desafio.

ESPELHO
A exposição "Olhar e Ser Visto", que será aberta no dia 2 de outubro, no Masp, vai reunir 95 retratos e auto-retratos, com telas de Rembrandt, Renoir, Monet, Van Gogh, Goya e Velázquez.

POESIA
Na próxima terça-feira, 19, o urologista Afiz Sadi lança "Correr do Tempo" (Editora Scandar), na Livraria da Vila dos Jardins. O livro, que traz uma compilação de poemas (alguns inéditos) que ele escreveu ao longo da vida, é a 12ª obra literária assinada por Sadi.

PROCURA-SE
Comoção no teatro de São Paulo: desapareceu há duas semanas a mascote do Teatro Oficina. A cadelinha Zahara, da raça Griffon de Bruxelas, tem um ano e meio.

CURTO-CIRCUITO
A EXPOSIÇÃO "Sejima + Nishizawa/Sanaa: Flexibilidade, Transparência, Amplitude" tem abertura hoje para o público, no Instituto Tomie Ohtake.
O INSTITUTO CERVANTES abre amanhã a exposição "Realidades Fugazes", da fotógrafa argentina Inés Ramseyer.
ROSE BENEDETTI lança sua coleção de primavera no shopping Iguatemi, com coquetel hoje e amanhã.
O CHEF VIKO TANGODA assina o cardápio da 6ª edição do Bourbon Street Fest, festival de jazz, entre 16 e 24 de agosto.
A LIVRARIA CULTURA do Conjunto Nacional abre amanhã, a partir das 11h, uma exposição sobre Jorge Zahar, em homenagem aos dez anos da morte do editor.

com JULIANA BIANCHI, DIÓGENES CAMPANHA e DÉBORA BERGAMASCO



Texto Anterior: Horário Nobre na TV aberta
Próximo Texto: O mito da ginga
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.