São Paulo, sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

KT Tunstall traz seu pop eclético ao Brasil

A cantora, cuja carreira foi impulsionada pela TV, se apresenta no país em outubro

KT chamou a atenção no programa do inglês Jools Holland e teve músicas tocadas no "American Idol" e até em novela brasileira


BRUNA BITTENCOURT
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A TV deu um bom empurrão na carreira de KT Tunstall, 33. Ainda uma estreante, ela foi convidada para substituir às pressas uma das atrações do "Later... with Jools Holland", importante programa da TV inglesa que faz uma seleção da cena pop. A participação lhe rendeu boas críticas, o que fez com seu primeiro álbum, "Eye to the Telescope" (2004), fosse relançado pela gravadora. O disco galgou boas posições na parada inglesa com o novo lançamento. Em 2006, uma das candidatas do "American Idol" escolheu "Black Horse and the Cherry Tree", para cantar no reality show, o que fez KT mais conhecida nos EUA. Por aqui, ela também apareceu na TV: "Suddenly I See" foi trilha da novela "Belíssima", da Globo. Com seu pop com influência do folk e blues, ela canta pela primeira vez no Brasil em outubro. Começa no Via Funchal, em São Paulo, no dia 15; em seguida, ela se apresenta no Canecão, no Rio, dia 16, e, por fim, em Porto Alegre no dia 19, no Teatro Opinião. "Eu tento explorar alguma coisa que me instigue e que eu tenha certeza que não estou fazendo para agradar aos outros", disse por telefone à Folha. Ainda assim, a escocesa não imprime em seu trabalho uma marca pessoal como Feist, que cita como uma de suas cantoras preferidas, nem consegue se distinguir de outras cantoras pop como Amy Winehouse. KT, no entanto, chama a atenção pelo timbre de voz, que lhe rendeu comparações com Dido no início da carreira. Depois de quatro discos lançados, se diz mais à vontade com sua música. "Me sinto mais experiente na hora de gravar", diz. Em seu disco de estréia, KT começou sua parceria com o produtor Steve Osborne, que já trabalhou com o U2. Em seguida, experimentou formatos mais comerciais como o acústico em "KT Tunstall's Acoustic Extravaganza" (2006), e lançou até um disco natalino. Já o show no Brasil será baseado em "Drastic Fantastic" (2007), no qual dá continuidade a sua vocação pop, sem soar exageradamente comercial.

KT TUNSTALL
Quando: 15/10, às 21h30
Onde: Via Funchal (r. Funchal, 65, tel. 0/xx/11/3188-4148)
Quanto: de R$ 100 a R$ 280
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos



Texto Anterior: Crítica/"Zohan - O Agente Bom de Corte": Sermão excessivo estraga comédia
Próximo Texto: CDs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.