São Paulo, sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

De novo, venda para shows por site é confusa

Ingressos para Caetano e Roberto Carlos em São Paulo se esgotam em menos de uma hora; site ficou inacessível

No Rio, grupo esperou em frente à bilheteria durante a madrugada para comprar ingressos cantando sucessos de João Gilberto


DA REPORTAGEM LOCAL
DA SUCURSAL DO RIO

As vendas para o show de João Gilberto no Rio e os de Roberto Carlos e Caetano Veloso em São Paulo foram novamente marcadas por problemas nos sites e telefones das empresas vendedoras, irritando fãs que não conseguiram nem acessar os canais de compra.
Tanto a Ticketmaster (que vendeu os shows de São Paulo) quanto a Ticketronic (responsável pelos do Rio, onde houve também venda no Teatro Municipal) não conseguiram manter seus sites funcionando normalmente a partir das 10h, hora oficial de início das vendas.
Os ingressos para os shows de Roberto e Caetano (25/8 e 26/ 8) acabaram às 10h53; para o de João Gilberto (24/8), não foi informado o tempo exato.
"Fiquei conectada no site da Ticketmaster, em dois computadores, desde antes das 10h. As etapas para "avançar" davam mil vezes "service unavailable" [indisponível]", escreveu Olga Harris -um dos 53 relatos recebidos pela Folha Online até as 19h de ontem.
Com três computadores e três telefones, a Folha tentou comprar ingressos para os shows de SP. Só conseguiu com uma ligação feita por uma repórter no Rio Grande do Sul (havia um número para quem discava de SP e um para quem discava de outros Estados).
No último dia 4, uma pane no sistema da Ticketmaster causou transtornos durante a venda de ingressos para shows de João Gilberto em São Paulo (ontem e hoje).
Os problemas se repetiram na segunda-feira, na comercialização de entradas para o show de Roberto Carlos e Caetano no Rio pela Ticketronic.
A Ticketmaster afirmou que não iria se manifestar.
Pena Schimdt, diretor-artístico do Auditório Ibirapuera, onde acontecem os shows, disse que a casa tem contrato com a Ticketmaster há três anos: "Nunca houve nenhum problema". "Mas esses shows foram como a chegada do homem à Lua, não há como comparar com nenhum outro evento artístico recente. Nunca houve essa demanda, não há fornecedor no Brasil preparado para essa busca."
"Nenhuma empresa consegue justificar o custo de montar um sistema para atender essa demanda especialíssima, porque ela não vai acontecer de novo", afirmou Schmidt.
Paulo Arthur Góes, diretor de fiscalização do Procon-SP, diz que o órgão já notificou a Ticketmaster em busca de informações sobre os problemas nas vendas da semana passada e que a empresa enviou um relatório, que está sob análise.
"A Ticketmaster tem várias autuações no Procon por lesar o consumidor, não vender meia-entrada direito e cobrar taxas indevidas, como a de entrega mesmo quando o consumidor retira o ingresso na bilheteria", disse Góes.
Segundo ele, a argumentação do Itaú (patrocinador do evento) e da Dueto (produtora), que afirmam não ter responsabilidade pelos problemas das vendas de ingressos, não é válida.
"Todos os que participam da cadeia de consumo, que tiram proveito econômico dela, são responsáveis solidariamente pelos danos causados aos consumidores, segundo o Código de Defesa do Consumidor. Desde o patrocinador até o vendedor de ingressos."
Procuradas pela Folha para comentar a afirmação, as empresas não responderam até a conclusão desta edição.

Fila no Rio
Cerca de 2.000 pessoas, segundo a PM, formaram uma fila que contornou o Teatro Municipal do Rio para adquirir ingressos para o show de João Gilberto, no dia 24.
Os primeiros fãs chegaram às 14h30 de anteontem. O aposentado Hequel da Cunha Osório, 66, foi para o centro da cidade de carro e iniciou a espera de quase 20 horas por duas cadeiras na platéia -espaço mais caro do teatro, R$ 350.
"Na década de 70, comprei um ingresso na frente do palco, mas, por causa do problema na acústica do Canecão, ele decidiu não tocar. Depois, na década de 80, vim assistir a um show aqui no [Teatro] Municipal, mas ele não veio porque estava resfriado e não pôde ensaiar. Vi que a compra na internet e pelo telefone estava problemática. Queria correr risco zero de perder esse show".


Texto Anterior: Som "misterioso" invade palco, mas João finge que não ouve
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.