|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
VANESSA VÊ TV
VANESSA BARBARA - vanessa.barbara@uol.com.br
Discípulos de Bottini
"COMPRE! COMPRE! Compre!", dizia Ciro Bottini no canal de vendas
Shoptime, pedindo "música para
quem ligou a TV neste momento".
Naquela época, o célebre apresentador aprovava os produtos com
o selo de qualidade do dedão e dialogava com a dona de casa, fazendo
ele mesmo a pergunta (com voz fina) e respondendo: "Mas, Bottini,
dá pra passar as fotos para o computador com essa câmera digital?".
Era irresistível. Ainda que fosse
um multiprocessador de 20 kg que
brilhava no escuro e triturava coturno, dava vontade de ter um em casa.
A moda começou com Luiz Galebe, que, em 1987, fundou o programa "Shop Tour", na época veiculado só de madrugada. Hoje há dezenas de atrações similares. A mais
conhecida é o "BestShop TV"(Gazeta), que chega a ter cinco horários
num só dia (um vai das 22h30 às 6h)
No catálogo, garbosas máquinas
de fazer pão, panelas elétricas de
arroz, massageadores e aparadores de pelos. Não há nada mais zen
do que assistir ao programa sem um
telefone por perto, alternando com
o infomercial da escada articulada
que pode ser montada em até 14 posições e o aparelho de fitness que dá
choque na barriga enquanto você
trabalha no escritório.
As apresentadoras são loiras,
têm as unhas cintilantes e articulam
exageradamente as vogais, como se
estivessem falando com um vaso de
plantas. Enaltecem os utensílios de
cozinha e, não raro, derrubam comida no chão ou deixam queimar a
bisteca. Conversam o tempo todo
com o sonoplasta e se referem aos
vegetais folhosos como "taliças".
A fim de convencer a dona de casa, proferem frases como: "O alumínio sabe espalhar o calor como ninguém". Sobre aparelhos de ginástica, dizem morbidamente que "liberam o corpo e a alma", ao que alguém, em casa, faz o sinal da cruz.
Para esses profissionais da persuasão, aparelhos pequenos são
"compactos", estampagem cafona
é "alegre" e até um simples prato é
equipado com "tecnologia pura".
É o que nos resta na madrugada:
ver como fazem os apresentadores
para vender um inseto de pelúcia
"divertido e colorido", um tocador
de MP4 com rádio-relógio e um bafômetro -todos no mesmo lote, numa promoção bombástica de seis
parcelas de R$ 49,99.
Texto Anterior: FOLHA.com Próximo Texto: Coleção relembra cavaquinho inovador de Waldir Azevedo Índice
|