São Paulo, domingo, 15 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Coleção relembra cavaquinho inovador de Waldir Azevedo

Sambista é autor de choros como "Brasileirinho" e "Carioquinha"

DE SÃO PAULO

Autor dos choros "Brasileirinho" e "Delicado", dos mais famosos temas do estilo, Waldir Azevedo foi não só compositor importante, mas instrumentista revolucionário no cavaquinho.
É dedicado a ele o 24º volume da Coleção Folha Raízes da Música Popular Brasileira, nas bancas no próximo domingo, dia 22/8.
Waldir Azevedo nasceu no subúrbio carioca de Piedade, em 1923. Garoto, tocava instrumentos como bandolim e uma pequena flauta de lata.
Aos 20 anos, já dedilhando o cavaquinho, começou a participar de programas em rádios como Guanabara e Mayrink Veiga. Em 1945, entrou para o regional que substituía Benedito Lacerda na Rádio Clube do Brasil.
Convidado pelo diretor artístico da gravadora Continental, o compositor Braguinha, Waldir lançou em 1949 o primeiro 78 rotações, com seus choros "Brasileirinho" e "Carioquinha". Foi um sucesso que marcou seu estilo de solo ao cavaquinho e o levou a turnês por Argentina, Venezuela e Cuba.
Da mesma época são também os choros "Delicado" e "Pedacinhos do Céu", muito populares. Waldir Azevedo continuou tocando nas décadas de 60 e 70, quando gravou também alguns LPs. Morreu em 1980, no Rio.
O autor da biografia de Waldir Azevedo é o músico e escritor Henrique Cazes. O CD acompanhante traz faixas como "Delicado", "Atrevido" e "Brasileirinho", com Waldir Azevedo, e "Vê se Gostas" e "Choro Novo em Dó", com Henrique Cazes.


Texto Anterior: Vanessa vê TV: Discípulos de Bottini
Próximo Texto: Livro sobre vinhos apresenta a variada produção da Alemanha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.