São Paulo, domingo, 15 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro sobre vinhos apresenta a variada produção da Alemanha

Bebidas de Áustria, Suíça e Leste Europeu também são analisadas

DE SÃO PAULO

O 11º volume da Coleção Folha O Mundo do Vinho chega às bancas no próximo domingo, dia 22. Serão abordados nessa edição os vinhos da Alemanha, da Áustria, da Suíça e de alguns países do Leste Europeu.
A Alemanha ocupa posição de destaque na face oriental do continente europeu. "Nessa porção, é o maior importador e o mais proeminente produtor da bebida", explica Eduardo Viotti, autor dos livros.
País avançado em tecnologia, também produz vinhos de qualidade e variedade -esta última, resultado de pesquisas em cruzamentos genéticos entre cepas francesas e alemãs.
Embora o paladar do alemão esteja mais direcionado para bebidas adocicadas, o país é famoso por seus brancos secos. Há também os famosos eiswein (vinhos de gelo), feitos com uvas sobremaduras, colhidas congeladas.
Entre as cerca de 60 variedades, a grande uva alemã é a riesling, casta branca exuberante, cujo caráter mineral raramente é alcançado em outra parte do mundo.
Na Áustria, "os vinhos brancos secos são o que o país tem de melhor a oferecer, além dos poderosos e caros vinhos de sobremesa, que chegam ao Brasil em pouca quantidade e praticamente sem nenhuma divulgação", afirma Viotti.
O mesmo acontece com a fria Suíça. Seus tintos (especialmente de pinot noir) e brancos (da uva local mais importante, a chasselas) chegam por aqui esporadicamente. "A maior graça dos vinhos do país é sua combinação com os pratos típicos de inverno e montanha à base de queijo amarelo fundido."
Os países do Leste Europeu abordados no livro também têm longa tradição na cultura do vinho. O mais importante deles é a Hungria, com seus vinhos de sobremesa da região de Tokaj.


Texto Anterior: Coleção relembra cavaquinho inovador de Waldir Azevedo
Próximo Texto: Novelas da semana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.