São Paulo, sábado, 15 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

GODZILLA VS. BIOLLANTE
SBT, 13h30. (Godzilla versus Biollante). Japão, 1989, 104 min. Direção: Kazuki Omori. Com Kinihiko Mitamura, Yoshikio Tanaka. Ressuscitado pelo acaso e pela engenharia genética, Godzilla volta à cena. Biollante será seu rival, em filme que foi favorecido por alto orçamento. Bem menos alto, em todo caso, do que o recente e fracassado "blockbuster" realizado em Hollywood e atualmente em cartaz nas telas brasileiras.

VESTÍGIOS DO DIA
Bandeirantes, 21h30.
(The Remains of the Day). Inglaterra, 1993, 133 min. Direção: James Ivory. Com Anthony Hopkins, Emma Thompson, James Fox. Durante anos e anos, mordomo (Hopkins) dedica-se ao patrão. Mas também à criada (Thompson), sem que o amor entre eles jamais se manifeste. A história desse amor travado, apenas entrevisto, é narrada com muita sensibilidade.

ESQUECERAM DE MIM
Globo, 21h40.
(Home Alone). EUA, 1990. Direção: Chris Columbus. Com Macaulay Culkin, Joe Pesci e Daniel Stern. Família de Chicago parte para a França e esquece o caçula sozinho na casa, que é alvo de dupla de assaltantes trapalhões. O menino defende a casa com unhas e dentes e cria situações hilárias. Boa comédia, mas programada para um horário meio bizarro. Vale pelo talento de Culkin, hoje um jovem triste e precocemente casado.

TAMPOPO - OS BRUTOS TAMBÉM COMEM SPAGHETTI
Cultura, 22h30.
(Tampopo). Japão, 1986, 114 min. Direção: Juzo Itami. Com Tsutomu Yamazaki, Nobuko Miyamoto, Ken Watanabe. Com a ajuda de um caminhoneiro, cozinheira aprende, enfim, a fazer um bom macarrão. Sua vida muda com isso e nos introduz no campo da comédia gastronômica. Assim-assim. Legendado.

SHORT CUTS, CENAS DA VIDA
Bandeirantes, 23h30.
(Short Cuts). EUA, 1993, 119 min. Direção: Robert Altman. Com Tim Robbins, Jennifer Jason Leigh. Altman cruza os destinos de 22 personagens de Los Angeles nesse filme de estrutura tão surpreendente quanto é ácida sua crítica à sociedade norte-americana. Altman, como sempre, trilha um caminho difícil. Quando acerta, como aqui, sai de baixo.

ERÓTICA - A FÊMEA SENSUAL CNT/Gazeta, 23h40.
Brasil, 1981, 90 min. Direção: Ody Fraga. Com Matilde Mastrangi, Aryadne de Lima. Mulher marcada por um acidente tem de enfrentar o amante machista e uma amiga possessiva para fazer uma operação que a libertará do passado. Ody Fraga era "o intelectual da Boca". Mas seus filmes, vamos ser francos, não têm qualquer traço de sua vivacidade.

CAMA DE MENTIRAS
Globo, 23h45.
(Bed of Lies). EUA, 1991. Direção: William Graham. Com Susan Dey, Chris Cooper e John Anderson. Ex-deputado escandaliza população de cidadezinha dos EUA ao separar-se da mulher, a mais bonita do local, para se casar com uma garçonete. Baseado em fatos reais.

O QUARTETO DA PAIXÃO
SBT, 0h30.
(Quartet). Inglaterra, 1981, 100 min. Direção: James Ivory. Com Alan Bates, Maggie Smith, Isabelle Adjani. Mulher (Adjani) de um traficante de obras de arte é acolhida por um casal (Bates e Smith) de mecenas. Não é bem uma acolhida. O casal é perverso à beça. Entre suas prioridades, consta seduzir a moça, num momento de fragilidade. E ela se deixa, efetivamente, seduzir. Ivory evidentemente não é bobo. Reconstitui época (anos 20) e cria atmosfera com desenvoltura invejável. Mas que em tudo há um toque de "filme de arte", isso há.

ARCO-ÍRIS, ALÉM DA VIDA
Globo, 1h25.
(Black Rainbow). EUA, 1989. Direção: Mike Hodges. Com Rosanna Arquette, Jason Robards e Tom Hulce. Médium prevê violento assassinato, mas não consegue convencer a polícia de impedi-lo. Jornalista se interessa pelo caso e descobre trama que envolve poderoso industrial. Policial razoável, dependendo da disposição do telespectador no horário.

VINGANÇA SEDUTORA
Bandeirantes, 1h30.
(Masseuse 2). EUA, 1997, 91 min. Direção: Peter Daniels. Com Gabriella Hall, Robert Donovan. A intimidade de um serviço de massagistas (ou seja, prostitutas) e seus problemas com um senador, que se revela um cliente muito perigoso.

GRINGO VELHO
SBT, 2h35.
(The Old Gringo). EUA, 1989, 119 min. Direção: Luis Puenzo. Com Jane Fonda, Gregory Peck, Jimmy Smits. Durante a Revolução Mexicana, nos anos 10, a professora Fonda junta-se aos revolucionários de Pancho Villa e encontra o Gringo Velho, um jornalista americano expatriado. Baseado na trajetória do escritor Ambrose Bierce, transformada em romance por Carlos Fuentes e, aqui, em filme pelo argentino Puenzo (de "A História Oficial").

O ABRAÇO DA MORTE
Globo, 23h30.
(The Last Embrace). EUA, 1979. Direção: Jonathan Demme. Com Roy Scheider, Janet Margolin, Christopher Walken. Funcionário de CIA tem a mulher assassinada por criminosos no México e, tempos depois, ele mesmo sofre um atentado, agora em Washington. Ao lado de uma misteriosa mulher, ele tenta descobrir quem o está perseguindo.

TV PAGA
O excesso da cor é hoje

da Redação

"Kika" (HBO, 22h30) é o desando de um cineasta que já fez arte um dia, mas, hoje, peca na incerteza, no carrego da estética.
Sim, Pedro Almodóvar já soube rodar cinema, como o fez outrora.
A trasgressão, o sangue, o choque, a latinidade num ambiente europeu, tudo está lá. O problema, entretanto, está no olhar de um diretor que não sabe lidar com o sucesso, como seu ex-ator-fetiche (Antonio Banderas).
É um caminho que Tim Burton quase cometeu, em sua carreira em algumas obras, mas soube -sabe, melhor dizendo- salvar em regências como "Marte Ataca!" (Eurochannel, 20h30), num sarcasmo e colorido poucas vezes vistos nos últimos tempos. (PSLL)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.