São Paulo, Quarta-feira, 15 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA ERUDITA

Coral austríaco comemora 500 anos de fundação

Meninos Cantores de Viena iniciam turnê brasileira no RS

free-lance para a Folha



Porto Alegre inicia a fase brasileira da turnê dos Meninos Cantores de Viena, que comemora 500 anos de sua fundação.
O coro, que teve entre seus regentes Mozart e Franz Schubert, passa por Curitiba e Joinville. São Paulo será a quarta cidade a receber o coral. Depois partem para Recife, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. A etapa brasileira se encerra com uma apresentação no parque da Luz, em São Paulo, no próximo dia 26.
O grupo tem regência de Martin Schebesta, que integra o grupo desde 94. Abaixo, o maestro fala da turnê e da expectativa de tocar para o público brasileiro pela primeira vez.
(EMERSON LOPES SILVA)

Folha - Quais mudanças o coral sofreu nesses 500 anos?
Martin Schebesta -
O coral, quando era o oficial da capela imperial, tinha repertório exclusivo de música sacra. Quando se tornou privado, incorporou outras músicas, canções mais populares.

Folha - O coro tem quantos integrantes?
Schebesta -
Temos 45 ao todo, 24 nesta turnê, todos entre 10 e 14 anos, idade em que terminam o primeiro grau e entram na adolescência, mudando de voz. As vozes se dividem em sopranos e altos.

Folha - Quais as expectativas para as apresentações no país?
Schebesta -
Bem, o grupo esteve aqui em 95, mas com outra formação. Para nós é a primeira vez. Estamos bastante animados, apesar de ser uma turnê cansativa, pois vamos cantar em várias cidades, mas esperamos poder jogar futebol e ir à praia. E sempre ouvimos que os brasileiros são bem animados. Estamos bastante curiosos com a reação da platéia.



Texto Anterior: Artes plásticas: Feira de arte contemporânea
Próximo Texto: Música: O Rappa lança "Lado B/Lado A" em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.