São Paulo, sexta-feira, 15 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Nenhuma alteração importante deve ocorrer na programação na segunda-feira, quando a nova lei entra em vigor
Emissoras esperam instruções do governo

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

As emissoras de TV decidiram esperar instruções do Ministério da Justiça antes de colocar em prática as regras da nova portaria. A previsão é que até a semana que vem, quando a lei entra em vigor, nenhuma grande alteração seja feita na programação.
O documento foi publicado segunda-feira no "Diário Oficial" da União e dita novas regras para a classificação de atrações na TV, rádio, cinema e espetáculos públicos. Apesar de não trazer grandes mudanças em relação à portaria anterior, assinada por Jarbas Passarinho em 1990, a nova lei foi recebida como uma ameaça de censura pelas redes de TV. As emissoras continuam analisando o documento, mas ainda não há alteração importante programada.
"A Globo vai esperar que o ministério explique como as regras devem ser seguidas. Há pontos da portaria que não estão claros", diz Luís Erlanger, diretor da Central Globo de Comunicação.
Ele afirma que, por enquanto, a emissora decidiu que vai mudar o aviso da classificação dos programas ao telespectador. "Antes dizíamos: "Este programa é liberado para maiores de tantos anos". Agora, para seguir a determinação do ministério, a mensagem vai ser dada de uma forma negativa: "Este programa não é recomendado para menores de tantos anos'", disse Erlanger.
Marinês Rodrigues, superintendente de programação da Gazeta, afirma que a emissora também espera esclarecimentos. "Há trechos muito subjetivos na portaria, que precisam ser elucidados."
A pedido da Folha, o Ministério da Justiça respondeu às principais dúvidas dos diretores de TV (veja ao lado). A assessoria do ministro José Gregori voltou a afirmar que a portaria não traz novidades e que seu objetivo não é restabelecer a censura, mas fazer cumprir o que já era determinado pela lei.


Texto Anterior: Noite Ilustrada - Erika Palomino: Popozudos e popozudas tomam conta do mundo
Próximo Texto: Rádio: Emissora adota MPB e audiência cresce 54%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.