São Paulo, sexta-feira, 15 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RÁDIO
Emissora adota MPB e audiência cresce 54%

COLUNISTA DA FOLHA

Gênero desprezado pela maioria das FMs, a MPB está sendo um bom negócio para a Nova FM (89,7 MHz), que a adotou em junho -antes, tocava música pop internacional dos anos 70 e 80.
Dados do Ibope revelam que a audiência da emissora na Grande São Paulo cresceu 54% nos últimos três meses. Em maio, a Nova estava em 26º lugar no ranking das 32 FMs da Grande SP, com média de 15,7 mil ouvintes por minuto, das 5h às 24h.
Em agosto, a Nova saltou para o bloco intermediário, ocupando a 20ª posição do ranking, com média de 24,2 mil ouvintes.
A emissora já é líder do segmento MPB. Deixou para trás a Eldorado (92,9 MHz, 26º lugar) e a USP (93,7 MHz, 32º lugar), embora não seja muito correto comparar essas três FMs. A USP é a mais alternativa de todas; a Eldorado toca pop internacional de qualidade e a Nova mistura MPB com pop nacional -até os insuportáveis Engenheiros do Hawaii.

Entre as rádios pop rock, chama a atenção o caso da 89 FM (89,1 MHz). A emissora, que no começo do ano tinha média superior a 120 mil ouvintes por minuto, caiu em agosto para 71,2 mil. Em oitavo lugar, empatada com a Jovem Pan (100,9 MHz), a 89 está cada vez mais perto da Mix (décimo lugar). Apenas 7,1 mil ouvintes por minuto separam as duas.

As dez rádios mais ouvidas de São Paulo são Cidade, Transcontinental, Nativa, Band, Gazeta, Tupi, 105, Jovem Pan, 89 e Mix, nesta ordem.

Revelações da música nacional, Simoninha, Max de Castro e Pedro Mariano, todos artistas da gravadora Trama, tocam ao vivo hoje, a partir das 16h, na rádio Transamérica, em rede nacional. O programa especial foi batizado de "A Nova Cara do Pop".

Relegado à 105 FM e às rádios comunitárias da periferia, o rap nacional pode "acontecer" nas FMs comerciais no próximo verão, aposta Marcelo Nascimento, gerente artístico da Transamérica.

Leia mais sobre rádio na Folha Online: http://www.uol.com.br/folha/pensata/magaly.htm.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: Televisão: Emissoras esperam instruções do governo
Próximo Texto: Gastronomia - Nina Horta: Dá-lhe pimenta na Olimpíada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.