São Paulo, quinta-feira, 15 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


Uma dublagem macarrônica

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O cinema italiano sempre se notabilizou pela dublagem dos filmes estrangeiros. Ninguém menos do que Roberto Rossellini defendeu lindamente a dublagem, lembrando-nos de que o tempo usado para leitura das legendas passa a ser dedicado à imagem.
No entanto, nenhum cinema no mundo perde mais com a dublagem do que o italiano. Seu jeito incisivo de falar, que se faz acompanhar por uma gestualidade expressiva, normalmente perde-se e o conjunto, em outra língua, tende a soar bem falso.
Veremos hoje como fica essa história de "quem com ferro fere", quando a TV5 passa o "Mamma Roma" (21h20), de Pier Paolo Pasolini, na versão dublada em francês. Em todo caso, a exibição é um grande evento, tanto mais que teremos legendas em português.

TV ABERTA

Irmão Encrenca
Record, 14h.
(Big Brother Trouble). EUA, 2000, 86 min. Direção: Rafe M. Portillo. Com Dick van Patten, Bo Hopkins, Mario Lopez. Sean é o irmão mais velho que todos detestariam ter: responsável, querido por todos e esportista exemplar. Mitch, o irmão, vive oprimido. Para completar o quadro de desgraça familiar, surge no pedaço uma garota por quem ambos se apaixonam. Quem ficará com ela?

Pura Liberdade
Globo, 15h55.
(Running Free). 2000, 81 min. Direção: Serge Bodrov. Com Chase Moore. A história de um pônei que nasce em um navio de transporte alemão, é cuidado num estábulo por um órfão e, ao final da Primeira Guerra, escapa para a vida selvagem, em que terá como tutores um antílope e uma nativa africana. Produção de Jean-Jacques Annaud, francês, dirigida pelo russo Bodrov, história afro-alemã escrita por roteirista americana... Enfim, um filme sem cara.

Sedutora e Fatal
SBT, 22h30.
(Chamaleon). EUA, 1998, 90 min. Direção: Stuart Cooper. Com Bobbie Phillips, John Adam. Estamos no futuro. Uma policial ciborgue tem por missão localizar e capturar garoto cujo pai já fora morto por órgão de controle. O problema é que a robô se afeiçoa pelo menino.

Intercine
Globo, 1h35.
Passa na quinta o mais votado, entre "Contrato de Risco" (1996, de John Herzfield, com Danny Aiello, Jeff Daniels) e "Um Convite Italiano" (1999, de Ezio Greggio, com Mel Brooks, Julie Condra).

O Dia em que Lincoln Foi Assassinado
SBT, 2h40.
(The Day Lincoln Was Shot). EUA, 1998, 95 min. Direção: John Gray. Com Rob Morrow, Lance Henriksen. O último dia de vida do presidente Lincoln, que, como se sabe, foi morto após a Guerra de Secessão pelo fanático sulista John Wilkes Booth. Aparentemente, um "O Dia do Chacal" que deu certo (em termos de conteúdo, claro).

Adivinhe Quem Vem para Roubar
Globo, 3h20.
(Fun with Dick and Jane). EUA,1977, 95 min. Direção: Ted Kotcheff. Com George Segal, Jane Fonda, Ed McMahon. Depois que o marido Dick perde o rico emprego, Jane decide continuar com seu trem de vida, mesmo que para isso se torne a cabeça do casal, na condição de assaltante. Comédia simpática, em que a grande referência são os atores centrais.

Casei com Minha Chefe
SBT, 4h20.
(Chance of a Lifetime). Canadá, 1997. Direção: Deborah Reinisch. Com John Ritter. Repórter free-lance tem de casar com a própria chefe para ter direito a seguro-saúde e poder fazer uma cirurgia. Mas esse não será o fim de seus problemas. Na cola, ele terá um fiscal do seguro. E a sogra. Sem contar, claro, a patroa. Feito para TV. (IA)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! O Severino entrou numa quentinha!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.