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NOSTALGIA
Fusca é tema de especial no History Channel
MÁRVIO DOS ANJOS
DA REPORTAGEM LOCAL
Pense no carro dos seus sonhos.
Você tem tempo. Um clássico, um
moderno, tanto faz. Não importa.
O History Channel vai falar mesmo do Fusca, amanhã, às 21h.
O programa faz parte da série
"A Toda Velocidade", apresentado por Marc e Eric Kozeluh, que,
enquanto mostram a trajetória do
besourinho, dirigem uma competição de arrancadas com modelos
turbinados de 1967, que marca a
troca do motor 1.2 por 1.3.
O Fusca é, sem dúvida, um ícone pop. Sonho de consumo das
classes menos abastadas, a criação do designer alemão Ferdinand Porsche, incentivada por
Adolf Hitler, traduzia o conceito
de carro popular e resistente.
Não por acaso, ter um fusca, um
violão, uma nega chamada Teresa
e ser Flamengo eram alguns dos
requisitos para ser feliz na década
de 70, segundo o filósofo Jorge
Ben. Não por acaso, foi num modelo preto que Almir Rogério viu
seu peito se despedaçar por uma
traição. A dor não seria tão dramática num Corsa ou num Palio.
Mas, infelizmente, a parte brasileira desta saga sobre rodas não é
contemplada por "A Toda Velocidade". Uma pena. Por seus serviços prestados à ressurreição do
Fusca -antes mesmo que surgisse o New Beetle- o presidente
Itamar Franco merecia pegar
uma carona no programa.
Ainda assim, o episódio é divertido. Você conhece algum carro
que se tenha vendido justamente
por ser feio, lento e boiar? O Fusca
é isso tudo com motor no porta-malas. Contracultura automobilística, virou sonho de consumo
hippie, por mais contraditório
que seja um hippie consumir.
A idéia da competição, em que
duas duplas de mecânicos instalam motores envenenados, é inteligente. Uma vez disposto a conhecer a história do carrinho, você não perde a curiosidade de saber que dupla vai levar os Fuscas.
Dois sortudos. Afinal, o Fusca
como o conhecíamos não é mais
fabricado desde 2003, e o New
Beetle só é produzido no México.
A Toda Velocidade
Quando: amanhã, às 21h, no THC
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