São Paulo, quarta, 15 de outubro de 1997.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DANÇA
Carioca apresenta hoje espetáculo pelo qual foi eleita melhor coreógrafa da Bienal Internacional de Dança de Lyon
Milhazes mostra 'Santa Cruz' com aval francês

Divulgação
A bailarina Marcia Milhazes, que se apresenta hoje em São Paulo


da Reportagem Local

A carioca Marcia Milhazes leva hoje ao palco do teatro Sérgio Cardoso o espetáculo "Santa Cruz", pelo qual foi eleita a melhor coreógrafa da Bienal Internacional de Dança de Lyon, na França.
"Santa Cruz" abre a segunda noite do "Comfort em Dança - 2ª Mostra Nacional", que reúne 14 companhias em São Paulo até o dia 20 de outubro.
A literatura de Machado de Assis, mais especificamente o livro "Dom Casmurro", foi o ponto de partida para a coreógrafa e bailarina carioca Marcia Milhazes. Não se trata, segundo ela, de uma encenação da história de Bento e Capitu.
"O espetáculo enfoca a relação desse homem multifacetado com a mãe e aquela que é sua melhor amiga e também mulher de sua vida. Fala de uma devoção quase religiosa e de um amor. São amores muito diferentes que duelam em cena", diz.
Essa religiosidade está, ainda, na música. A trilha sonora, também assinada por Marcia, é uma colagem de benditos -cânticos religiosos tradicionais- com outros sons brasileiros.
"É um canto puro, ingênuo até. Fiz uma longa pesquisa e acabei numa colagem de coisas que pertencem ao domínio público, incluindo sons de rabeca, pífanos e zabumba", afirma.
Vozes de pessoas pagando promessas e outros efeitos também estão incluídos. Segundo a coreógrafa, o espetáculo se firma na tensão dramática. "Há uma tensão muito forte. Falo, sem palavras, de um homem que vive num conflito. Levo um pouco dessa angústia para a platéia", diz.
Os cenários são da irmã de Marcia, a artista plástica Beatriz Milhazes. Um painel com desenhos dourados emoldura a ação. Há também muitas fitas e flores.
Hoje também se apresenta no evento a Bebeto Cidra Companhia de Danza, do bailarino brasileiro radicado na Espanha. Cidra, que teve destaque no Brasil durante a década de 80 com sua participação no Balé da Cidade de São Paulo, vai mostrar o espetáculo "Clepsidra o Temps D'áigua".
Ontem estava prevista a apresentação do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. No programa, "Serenade", coreografia de George Balanchine com música de Tchaikovsky, e três montagens de coreógrafos brasileiros.

O quê: Comfort em Dança - 2ª Mostra Nacional Quando: até o dia 20, às 21h (domingo às 20h)
Onde: teatro Sérgio Cardoso (r. Rui Barbosa, 153, Bela Vista, tel. 011/288-0136) Quanto: R$ 20 (50% de desconto para bailarinos profissionais). Censura 10 anos



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.