UOL


São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

27a MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SP

"As Invasões Bárbaras" abre evento que começa amanhã para convidados e sexta para público

De caso com o cinema

Divulgação
Rémy Girard e Maria-Josée Croze (prêmio de melhor atriz em Cannes) em cena de "As invasões Bárbaras", cartaz da 27a Mostra BR de Cinema de São Paulo


MARCELO RUBENS PAIVA
ARTICULISTA DA FOLHA

Se seu coração anda descompassado, se em seu canteiro não há flores, se só um de seus travesseiros tem utilidade, relaxe e atente à programação da 27ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que começa amanhã com festa para convidados em nove salas do shopping Frei Caneca.
Todos os filmes abaixo têm legendas em português. É uma oportunidade e tanto de encontrar a outra face da moeda, a cara metade. Brega? Clichê?
O amor pode estar discretamente na fila do filme "Lugares Comuns", de Adolfo Aristarain, falado em espanhol, já na programação de sexta-feira, dia do início das sessões para público no evento. Prefere algo mais apimentado?
Que tal "Falando de Sexo", de John McNaughton, falado em inglês? E, se rolar um descuido, há "Filhos", de Marco Bechis, em italiano. Mas, primeiro, você precisa dissimular o que sente: veja "Aprendendo a Mentir", de Hendrik Handloegten, em alemão.
Se reencontrar aquela mulher que já foi importante na sua vida, tem "Vai e Vem", de João César Monteiro, falado em português. Para entender o que se passa com ela, quem sabe você seja bem-sucedido em "A Vida desta Garota", de Ash, falado em inglês.
Talvez você não conheça a maioria dos diretores acima. Mas é primavera, e você sabe muito bem que, uma vez por ano, nesta cidade, as cores invadem as praças, os ipês e as telas de cinema.
A mostra é também uma oportunidade de rodá-la de cabo a rabo, do Unibanco Arteplex da Frei Caneca ao MorumbiShopping, por entre os 265 longas. Já conheceu um CEU?
Sim, além da piscina, haverá sessões da mostra no cinema do CEU Jambeiro, em Guaianazes -espaço de 42 mil m2, inaugurado em agosto, o primeiro dos 21 Centros Educacionais Unificados prometidos.
Na sexta, tem às 16h "Kiriku e a Feiticeira", de Michel Ocelot), e às 21h "Fala Tu", de Guilherme Coelho. Fala você, não é o momento de dizer: "Ainda bem que moro em São Paulo..."?
É o também momento de convidar aquele amor distante a passar uns dias na sua casa, de ter o que comentar nos e-mails piegas que vocês têm trocado ou de ligar para amores antigos e platônicos: "Tudo bem?, quanto tempo, pois é, quer ir ao cinema?, é mostra...".
E, se os dedos tremem diante do telefone, então vá a uma fila, com seu modelito sou-um-cara-interessante, e jogue com o destino. Ficar em casa é que não te leva a lugar nenhum.

Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Frase
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.