UOL


São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escritor estreante ganha o Booker Prize

DO "INDEPENDENT"

O autor estreante DBC Pierre foi o vencedor do Booker Prize, considerado o prêmio literário mais importante do Reino Unido, pelo livro de humor negro "Vernon Little God" (Pequeno Deus Vernon).
DBC Pierre, 42, pseudônimo do australiano Peter Finlay, superou, por decisão unânime, favoritos como as escritoras Monica Ali e Margaret Atwood e conquistou o prêmio de 50 mil libras (cerca de R$ 235 mil).
Criado no México e nos Estados Unidos, Finlay é um ex-viciado em drogas e jogo, nascido em uma família rica que perdeu suas posses quando o governo mexicano estatizou os bancos em 1982.
"Vernon Little God" conta a história de um garoto de 15 anos, acusado de comandar o assassinato de 16 alunos em uma escola do Texas. A trama serve como pano de fundo para Pierre abordar massacres, como o ocorrido em Columbine, e o apoio que a pena de morte recebe nos EUA.
O presidente do júri do Booker Prize, John Carey, descreveu "Vernon Little God" como "uma comédia de humor negro cortante, que reflete nossas preocupações, mas também nossa fascinação pela América moderna".
Martyn Goff, diretor do prêmio, disse que considerou "fantástica" a rapidez da decisão sobre o vencedor, cujo debate foi o segundo mais curto dos 35 anos da história do Booker Prize. Segundo Martin Higgs, editor literário da cadeia de lojas Waterstone's, "o fato de que o livro tenha sido escolhido como vencedor talvez represente um passo do júri em direção dos autores mais jovens".
John Carey acrescentou que 2003 ficará marcado como o ano em que nomes importantes da literatura de língua inglesa, como Martin Amis, Melvyn Bragg e Graham Swift, não conseguiram ser incluídos na lista final dos indicados ao Booker Prize.

Texto Anterior: Projeto inclui artes plásticas, música e cinema
Próximo Texto: Panorâmica: Maciel e Morais são favoritos a cadeira na ABL
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.