São Paulo, quinta-feira, 15 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Meu Sangue por Minha Honra
Record, 12h30.

(The Saga of Hemp Bronw). EUA, 1958, 79 min. Direção: Richard Carlson. Com Rory Calhoun, Beverly Garland. Após ser acusado injustamente de roubo, o jovem oficial Calhoun é expulso do Exército. Dedica a vida, então, a procurar os verdadeiros responsáveis pelo fato.

Dave - Presidente por um Dia
SBT, 15h15.

(Dave). EUA, 1993, 100 min. Direção: Ivan Reitman. Com Kevin Kline, Sigourney Weaver, Ben Kingsley. Dave é o sósia do presidente dos EUA. Quando este adoece, ele passa a fazer o papel com aplicação maior do que se poderia esperar e do que seria saudável para ele e para os habitantes do planeta. Comédia indicada para o Oscar de melhor roteiro original. Mas original em quê? "Dave" é um simpático "remake" do "Kagemusha", de Kurosawa.

Um Lobisomem Americano em Paris
Record, 21h.

(An American Werewolf in Paris). EUA, 1997, 98 min. Direção: Anthony Walker. Com Tom Everett Scott, Julie Delpy, Vince Vieluf. Trio de estudantes americanos fazem felizes turismo em Paris, até que um deles se apaixona pela bela Julie Delpy, sem imaginar que nas noites de lua cheia ela se transforma em lobisomem. Ou seja, não pode alguém ter uma boa idéia ("Um Lobisomem Americano em Londres", escrito e dirigido por John Landis e vencedor do Oscar na categoria de melhor maquiagem), que logo aparece alguém com uma má idéia.

Assassinos de Aluguel
Bandeirantes, 22h.

(The Collectors). Canadá, 1990, 90 min. Direção: Sidney J. Furie. Com Casper Van Dien, Rick Fox, Andreas Apergis. Assassino de aluguel (Van Dien) em crise existencial constata o vazio de sua atividade e decide se afastar da função que agora tanto faz sofrer. O problema é que nem a polícia nem seus empregadores são assim tão versados em psicanálise. Furie segue sua escrita: muito pedantismo por nada.

Anjo da Destruição
Bandeirantes, 0h30.

(Angel of Destruction). EUA, 1994, 90 min. Direção: Charles Philip Moore. Com Charlie Spradling, Maria Ford. Fulano que acumula as funções de lutador de artes marciais e psicopata pratica série de assassinatos de mulheres. Uma policial jura vingança.

Mulher, Mãe e Assassina
SBT, 1h.

(Wife, Mother, Murderer). EUA, 1991. Direção: Mel Damski. Com Judith Light, David Ogden Stiers. Marie Hilley é do barulho. Primeiro, envenena sem piedade o marido para levantar o dinheiro do seguro de vida. Depois, não se emenda e planeja fazer o mesmo com a filha. Como um policial percebe que a bela e insatisfeita mulher não é uma santa, foge para a Flórida e se disfarça, disposta a seduzir algum velho ricaço. Baseado em fatos reais. Feito para TV.

Intercine
Globo, 1h55.

Vai ao ar hoje o vencedor da disputa que envolve "As Bruxas de Eastwick" (1987, de George Miller, com Jack Nicholson, Susan Sarandon, Michelle Pfeiffer) e "Acima de Qualquer Suspeita" (1990, de Alan J. Pakula, com Harrison Ford, Brian Dennehy).

Romance Arriscado
Globo, 4h05.

(Bank Robber). EUA, 1993, 94 min. Direção: Nick Mead. Com Patrick Dempsey, Lisa Bonet, Judge Reinhold, Forest Whitaker. Filho de um ladrão célebre disposto a impressionar a namorada rouba um banco para, com o dinheiro arrecadado com o feito, comprar um iate. Como não tem o talento do pai, é pilhado e precisa se esconder num hotelzinho, onde uma prostituta o protegerá. Mas essa proteção não será incondicional. Comédia em que o maior atrativo são certos nomes do elenco.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

"Vidocq", mais uma raridade

Deve-se ao canal Telecine Classic o reencontro de alguns filmes preciosos, como a série de Douglas Sirk na Universal.
Agora é a vez de "Vidocq, um Escândalo em Paris" (às 22h), biografia do criminoso francês da época da Revolução que se torna chefe de polícia.
Não conheço essa aventura feita provavelmente após seu desligamento da Columbia. Mas as referências -seja pelo rocambolesco da trama, pela interpretação de George Sanders, pelo que a reconstituição de época favorece o gosto pelo barroco de Sirk- fazem esperar pelo melhor. Pelo imperdível.
A ele, pois, sem esquecer "A Comilança" (Eurochannel, 21h30), de Marco Ferreri, e "De Olhos Bem Fechados" (HBO, 1h), de Kubrick. (INÁCIO ARAUJO)

LITERATURA

Zelia Gattai é entrevistada por Pedro Bial no Globonews
O "Espaço Aberto" (21h30) recebe como convidada a escritora Zelia Gattai. A viúva de Jorge Amado, hoje cotada para integrar a Academia Brasileira de Letras, conversa com Pedro Bial sobre o prazer de escrever e conta como se tornou escritora aos 63 anos, quando se consagrou com o livro "Anarquistas, Graças a Deus".

CARREIRA

Eurochannel homenageia o cineasta Marco Ferreri
O canal exibe hoje, às 20h30, "Ferreri, I Love You", um documentário sobre o polêmico cineasta italiano, morto em 1997. A produção traz trechos de entrevistas do diretor e depoimentos de atores. Depois, às 21h30, o Eurochannel exibe uma de suas mais importantes produções, "A Comilança", de 1973.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Compre CD do Supla e ganhe pôster do Frota pelado!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.