UOL


São Paulo, sábado, 15 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTRELINHAS

Feitiço x feiticeiro

CASSIANO ELEK MACHADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Nem aterrissou nas livrarias brasileiras e o novo "Harry Potter" já vem desagradando. Não aos leitores, mas aos mercadores de livros. Esta semana, um grupo de 15 distribuidores mandaram carta à editora Rocco criticando a política de preços da casa para o livro, tema desta coluna na semana passada.
"Com essas condições simplesmente não vamos vender "Potter'", diz Maria de Lourdes Morais, da CLC, distribuidora que atua em 600 livrarias e variantes de todo o Brasil.
As críticas também vêm das livrarias. "Rocco cometeu um engano trágico para um editor, maltratar o canal de distribuição", afirma José Nivaldo Cordeiro, da Nobel, uma das maiores redes do país. O motivo da crítica, "redução do preço de capa do livro à custa do varejo", é o mesmo que incomoda livrarias menores. "Ele diz querer "beneficiar o leitor", mas fazê-lo com sacrifício alheio é fácil", diz Rui Campos, da Travessa (RJ).
A polêmica vem do anúncio da Rocco de que venderá os livros a lojistas por R$ 39,50 com sugestão de preço final de R$ 59,50 (diferença de 33%). O desconto normal oscila entre 40% e 55%. Procurada, a Rocco não se pronunciou sobre as críticas até o fechamento desta edição.

TERRA NOSTRA
O mercado brasileiro está recebendo pela primeira vez uma editora "dupla face". A Itália Nova Editora lançará aqui obras de autores italianos e publicará na terra do espaguete escritores brasileiros, com o selo Italia Nuova Editori. Por enquanto, a casa "bilíngue" ataca só na não-ficção.

DE LEI
O Sindicato Nacional dos Editores de Livros, das entidades mais atuantes na criação da Lei do Livro, recém-promulgada, continua a criticar... a Lei do Livro. Vice-presidente do Snel, e cotado à presidência, Carlos Augusto Lacerda escreveu em informe da entidade que ela não reflete a "proposta que partiu dos editores".

SANTO DE CASA
O Guinness, livro dos recordes, comemorou esta semana seu próprio recorde. Atingiu na terça a marca de 100 milhões de exemplares vendidos.

FILHA PRÓDIGA
A obra de Rachel de Queiroz, que completaria 93 anos depois de amanhã, à casa torna. A José Olympio, que publicou a escritora por mais de 50 anos, deve voltar a editá-la ainda em dezembro, com relançamento do clássico "O Quinze".

MOVE MONTANHAS
Davi comprou Golias no mercado editorial cristão. A Hagnos, com cerca de cem títulos, acaba de adquirir o selo United Press, com mais do que o triplo de títulos.

ALELUIA
Florestan Fernandes tem, enfim, uma reedição, e bem feita. Seu "O Folclore em Questão" abre a esmerada coleção Raízes, da Martins Fontes.

TRIBALISTA
Filha de peixe, peixe-filha, filha, ilha, peixe é. Celeste Antunes, filha de Arnaldo Antunes, faturou duplamente concurso de poemas da badalada Escola da Vila (SP). Aluna da 6ª série, ela ganhou o Festival Fernando Pessoa, julgado pelos escritores Alice Ruiz, Chico Mattoso e João Bandeira, com poema sobre o pé. Um haikai seu levou ainda menção honrosa.

elek@folhasp.com.br


 SEGUNDA"Alex Atala - Por uma Gastronomia Brasileira" (ed. Bei), de João Gabriel de Lima (texto) e Eduardo Simões (foto), tem lançamento na livraria Cultura (0/xx/11/3170-4033)0 SEGUNDA Antônio Torres dá palestra na Aliança Francesa (0/xx/11/3123-1753)0 TERÇA "Notas de Literatura 1" (ed. 34/Duas Cidades), de Theodor W. Adorno, é lançado no Instituto Goethe (0/xx/11/ 3088-4288)0 TERÇA "Literatura como Missão" (Cia. das Letras), de Nicolau Sevcenko, ganha nova edição na livraria Cultura-Villa Lobos (0/xx/ 11/3024-3599)0 QUARTA Carlos Alberto Dória lança "Os Federais da Cultura" (ed. Biruta) na liv. Cultura0 QUARTA O presidente da ABL, Alberto da Costa e Silva, autografa "Um Rio Chamado Atlântico" (ed. da UFRJ) no Petit Trianon (0/xx/21/3974-2541)0 QUARTA Martha Medeiros autografa "Montanha Russa" (L&PM) na livraria da Vila (0/xx/11/3814-5811)0  QUARTA Flávio Aguiar, Rachel Gazolla e Marcelo Perine falam no Café Filosófico da livraria Cultura/Villa-Lobos 0 SEXTA "Geografia Íntima do Deserto" (coleção Alguidar/ed. Landy), de Micheliny Verunschk, tem lançamento na livraria Boa Vista (0/xx/ 11/3031-4158)


Texto Anterior: Biblioteca Folha: "Adriano" concilia olhar humano com rigor histórico
Próximo Texto: Fora da estante
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.