São Paulo, sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Babel" lidera disputa ao Globo de Ouro

Longa do mexicano Alejandro González Inárritu soma sete indicações ao prêmio considerado termômetro do Oscar

Clint Eastwood e Leonardo DiCaprio são indicados duas vezes cada um e atriz Helen Mirren tem três indicações; premiação ocorre em 15/1


DA REPORTAGEM LOCAL

Falado em cinco idiomas, rodado em três continentes e dirigido pelo mexicano Alejandro González Iñárritu, o longa "Babel" lidera as indicações ao Globo de Ouro, o prêmio da Associação de Correspondentes Estrangeiros em Hollywood, considerado termômetro do Oscar.
"Babel" recebeu sete indicações, divulgadas ontem -melhor filme dramático, diretor, ator coadjuvante (Brad Pitt), atriz coadjuvante (Adriana Barazza e Rinko Kikuchi), roteiro (Guillermo Arriaga) e trilha (Gustavo Santaolalla).
A japonesa Kikuchi, que interpreta uma garota surda, estudou durante um ano a linguagem de sinais, mesmo sem ter a garantia do diretor de que seria selecionada para o papel. Iñárritu testou centenas de deficientes auditivos no período, mas optou por Kikuchi.
Cate Blanchett, no entanto, estrela do longa, perdeu a indicação de melhor atriz, categoria em que Helen Mirren é considerada favorita por sua interpretação da rainha Elizabeth 2ª, em "The Queen" -indicado também a melhor filme, diretor (Stephen Frears) e roteiro (Peter Morgan).
Mirren acumula no total três indicações. A atriz disputa outras duas vezes o troféu na categoria minissérie ou telefilme: no papel da rainha Elizabeth 1ª em série sobre a personagem, e por seu desempenho em "Prime Suspect: The Final Act".
No ano das indicações múltiplas, o cineasta Clint Eastwood e o ator Leonardo DiCaprio também enfrentam a si mesmos. Eastwood foi indicado duas vezes a melhor diretor, por "A Conquista da Honra" e "Letters from Iwo Jima".
Os dois filmes tratam da batalha de Iwo Jima, travada durante a Segunda Guerra, com pontos de vista complementares -o dos soldados americanos, no caso do primeiro, e o dos combatentes japoneses, no segundo. "A Conquista da Honra" estréia no Brasil apenas em 21/2, e "Letters from Iwo Jima", em 2 de março.
Leonardo DiCaprio concorre consigo mesmo por seus papéis em "Diamante de Sangue", previsto para estrear aqui em janeiro, e em "Os Infiltrados".
"Babel" chega aos cinemas brasileiros no dia 19 de janeiro. A entrega do Globo de Ouro será antes, em 15 de janeiro. Iñárritu define seu filme como um ensaio sobre pais e filhos e as linhas de fronteira do mundo atual. Para o diretor, o título forma uma trilogia com seus dois primeiros filmes, "Amores Brutos" e "21 Gramas".
"Volver", de Pedro Almodóvar, que é considerado forte candidato ao Oscar de melhor filme estrangeiro, obteve a indicação na categoria e também a de Penélope Cruz como melhor atriz.
O Brasil, que havia classificado seu aspirante ao Oscar, "Cinema, Aspirinas e Urubus", de Marcelo Gomes, na etapa inicial do Globo de Ouro, não ficou entre os finalistas.
Na categoria de melhor filme em língua estrangeira, cujos critérios são diferentes dos aplicados pelo Oscar, concorre ao Globo de Ouro a produção norte-americana "Apocalypto", o novo filme de Mel Gibson, que é falado em dialeto maia, e também "Letters from Iwo Jima", co-produzido por Estados Unidos e Japão.


Texto Anterior: Thiago Ney: Melhores e piores de 2006
Próximo Texto: Aïnouz recua e cede crédito em filme
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.