São Paulo, terça, 15 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disco soa antiquado aos ouvidos de 1998

da Reportagem Local

O próprio Brian Wilson faz o diagnóstico deste "Imagination": trata-se de um disco antiquado, parado num tempo em que a música brotada de sua imaginação soava diferente de tudo que até então se ouvira no pop e no rock. Esse era o tempo da quase-sinfonia "Pet Sounds", em quase tudo diferente do de "Imagination".
O que isso quer dizer? Que este álbum de Brian, aos ouvidos de um desavisado, pode chegar a parecer o produto brega de um artista brega, uma panela de sons até meio country coalhados de coros "todos-juntos-agora" e lugar até para um reggaezinho ("Sunshine").
Tal olhar ignoraria a história, entretanto. É preciso familiaridade com os Beach Boys, com "Pet Sounds" e outras relíquias, para que se possa perceber que "Imagination" é o esforço de continuidade de um cara que ficou perdido com a recepção da própria obra, quase prosaica em sua concepção.
Pois "Imagination" é tão prosaico -e sofisticado e elaborado- como tudo que Brian sempre fez. Na obsessão de emular "Pet Sounds", chega a dar um passo atrás em relação ao tal "Brian Wilson", que, produto ou não de "lavagem cerebral" (como suspeitou sua família), fugia da maldição "Pet Sounds" num conjunto original de canções.
"Imagination" oferece um punhado de belas e singelas composições tratadas de forma sempre virtuosa e convencional. A bagagem de Brian acrescenta elementos ora jazzísticos ("Happy Days"), ora quase eruditos ("She Says That She Needs Me"), ora de cor country ("South American").
Canções delicadas como "Your Imagination", "Where Has Love Been?", "Cry", "Let Him Run Wild" (a mais "Pet Sounds" do CD) e, acima de todas, "Keep an Eye on Summer" e "She Says That She Needs Me" emocionarão os saudosistas. Mas só eles, provavelmente. As crianças de 1998 hão de ser imunes a Brian Wilson. (PAS)
²


Disco: Imagination Artista: Brian Wilson Lançamento: BMG Quanto: R$ 18, em média




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.