São Paulo, sexta, 16 de janeiro de 1998.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bienal se volta para a Europa

da Reportagem Local

Mesmo sem a confirmação definitiva das salas especiais e das obras que comporão a 24ª edição da Bienal Internacional de São Paulo, sob a curadoria-geral do capixaba Paulo Herkenhoff, já é possível notar uma nítida preferência por movimentos europeus.
O evento, que acontece entre 4 de outubro e 13 de dezembro, vai discutir os processos antropofágicos na formação da identidade artística e cultural brasileira a partir do "Manifesto Antropófago", de Oswald de Andrade, e da obra da pintora Tarsila do Amaral.
Nesse contexto, o diálogo com a Europa é muito mais fecundo e os EUA se tornam periferia.
Entre os nomes anunciados pela Bienal estão o holandês Van Gogh, o belga René Magritte, o francês Henri Matisse, o suíço Alberto Giacometti, o italiano Piero Manzoni, o britânico Francis Bacon, a alemã Eva Hesse e o grupo Cobra (sigla das cidades de Copenhague, Bruxelas e Amsterdã). Outros movimentos europeus, como o surrealismo de Salvador Dalí e o dadaísmo de Francis Picabia também terão destaque.
A arte latino-americana, preferência do presidente Julio Landmann, também estará bem representada, com obras de David Alfaro Siqueiros (México), Armando Reverón (Venezuela) e Roberto Matta (Chile).
A Bienal deve contar ainda com a presença luminosa do casal alemão Eva & Adele. O evento ainda corre atrás de novas sensações inglesas da arte contemporânea.
Os americanos, porém, não estarão ausentes. Além de Louise Bourgeois (esta, preferência de Herkenhoff), o evento conta com Robert Smithson, Marcel Oppenheim, Bruce Nauman e Robert Ryman, entre outros.
Ainda não está definido se "Abaporu", de autoria de Tarsila do Amaral e de propriedade do colecionador argentino Eduardo Costantini, estará na Bienal. Sua vinda ao Brasil, porém, está confirmada. Ela chega com uma seleção do acervo do colecionador que será exibida no MAM-SP no segundo semestre. (CF)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.