São Paulo, sexta-feira, 16 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Meu Marciano Favorito
SBT, 14h30.

(My Favourite Martian). EUA, 99, 93 min. Direção: Daniel Petrie. Com Jeff Daniels, Christopher Lloyd. Produtor de telejornal de TV, às voltas com afetos confusos em relação a duas garotas, topa ainda com um marciano simpático que precisa, entre outras, fugir da Nasa. Comédia intergaláctica de que convém não esperar demais.

Um Príncipe em Nova York
Globo, 15h35.

(Coming to America). EUA, 88, 117 min. Direção: John Landis. Com Eddie Murphy, Arsenio Hall. Em busca de uma noiva, Murphy, príncipe africano, desembarca em Nova York. Do choque cultural nascerá o humor. Alto humor, por sinal.

Phoenix - A Última Cartada
Record, 22h.

(Phoenix). EUA, 97, 107 min. Direção: Danny Cannon. Com Ray Liotta, Anjelica Huston. Pressionado por "bookmakers", policial (Liotta) viciado na jogatina e afundado em dívidas é forçado a participar de uma parada pouquíssimo honesta, a fim de resgatar suas perdas. Mas as coisas não correrão conforme planejam os malfeitores. Anjelica Huston comparece como a instável namorada do policial, num filme com elenco a lembrar e com enredo que justifica pelo menos uma espiada.

Filha da Luz
SBT, 22h15.

(Bless the Child). EUA, 2000, 107 min. Direção: Chuck Russell. Com Kim Basinger, Christina Ricci. Basinger adota a filha da irmã, desaparecida há dois anos. Tempos depois, as desgraças virão por atacado: a menina tem problemas mentais e é dotada de estranhas habilidades; a irmã reaparece e reivindica seus direitos sobre a menina; esta, por sua vez, pode ser alvo de um grupo de satanistas dementes. Com tudo contra, ela só tem a seu favor um agente do FBI. Boa sorte, Kim"

Intercine
Globo, 1h35.

Fecha a semana da sessão interativa o mais votado, entre "Jovens Bruxas" (96, de Andrew Fleming, com Robin Tunney, Fairuza Balk) e "Código de Honra 2 -Controle Hostil" (92, de Guy Norris, com Cynthia Rothrock, Richard Norton).

Retrato de um Assassino
Bandeirantes, 2h30.

(Killer). EUA, 94, 98 min. Direção: Mark Malone. Com Anthony LaPaglia, Mimi Rogers. Assassino profissional (LaPaglia) e parceiro recebem a missão de assassinar uma mulher (Rogers), por ordem de Peter Boyle. As coisas serão mais difíceis do que eles imaginavam.

Mistérios e Paixões
Globo, 3h25.

(Naked Lunch). Canadá/Inglaterra, 91, 117 min. Direção: David Cronenberg. Com Peter Weller, Judy Davis. Resumir o filme é difícil. Existe um escritor que também é exterminador de insetos. Sua mulher é viciada em inseticida. Estamos em Interzone, que também é Tanger. Estamos viajando com o escritor beatnik William Burroughs, enfim, com Cronenberg ora dominando seus delírios, ora duplicando-os. Filme difícil e fascinante. (INÁCIO ARAUJO)

Delírios de outro mundo

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REDAÇÃO

Na impossibilidade de concretizar um desejo, sonha-se. Em "Asas da Liberdade" (Cinemax, 18h15), Matthew Modine identifica-se mais com pássaros do que com seres humanos.
Encontrará seu único elo social na figura de Nicolas Cage, seu perfeito oposto: materialista e falastrão. Alan Parker registra então os efeitos da Guerra do Vietnã -Modine volta catatônico e não se comunica mais com ninguém; Cage tem o rosto desfigurado.
Sobram clichês sobre o tema, típicos de libelos pacifistas. Mas "Asas" não sofre de pedantismo, já que tenta discutir as definições de loucura e alienação. Bem a calhar nos dias atuais, de outras guerras, mas de mesma superpotência fechada em seu mundo e sem olhos para mais nada. Como se, em nome da "liberdade", valesse tudo. Não vale.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: "BBB" Urgente! Argentina não gosta de banana!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.