São Paulo, domingo, 16 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

"Diários de Motocicleta", de Walter Salles, concorre ao prêmio de melhor filme estrangeiro na cerimônia de hoje

Globo de Ouro antecipa glamour do Oscar

DA REPORTAGEM LOCAL

Tapete vermelho, celebridades embrulhadas em grifes e distribuição de estatuetas douradas. O Globo de Ouro antecipa o ritual e o glamour do Oscar em suas cerimônias, e, por vezes, também adianta quem vai brilhar no principal prêmio do cinema norte-americano.
A entrega do 62º Globo de Ouro, que acontece hoje no Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles, será transmitida pelo canal pago Sony, a partir das 23h de Brasília. No próximo sábado, dia 22, há reprise legendada da cerimônia. O canal E! mostra a entrada das estrelas, a partir das 21h, e os bastidores e entrevistas, às 2h.
Jornalistas que integram a Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood elegem os melhores do ano anterior em 24 categorias, 13 de cinema e 11 de TV.
"Diários de Motocicleta", de Walter Salles, está entre os concorrentes de filme estrangeiro.
""Diários" não é favorito. Em um ano tão conservador quanto este nos Estados Unidos, será uma surpresa se o filme for premiado", disse Walter Salles por e-mail.
O diretor já levou o prêmio em 1998, com "Central do Brasil", que colocou ainda Fernanda Montenegro na disputa de melhor atriz. As duas indicações se repetiram no Oscar daquele ano.
O repeteco de "Central do Brasil" não é fato isolado. O Globo de Ouro costuma ser uma boa previsão do que será destaque no Oscar. Para citar um exemplo recente, "O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei" levou as estatuetas de filme e direção, Peter Jackson, nas duas cerimônias. Neste ano, o Oscar acontece em 27 de fevereiro.
Os principais indicados ao Globo de Ouro deste ano -filme (há categoria drama e comédia ou musical), direção e atores (também subdividida em drama, comédia ou musical)- ainda não estrearam no Brasil.
O Globo de Ouro costuma ditar tendências também para o Emmy Awards, que contempla somente programas de TV e é realizado no segundo semestre.
A maioria das séries para a televisão indicadas é exibida no Brasil. "Sex and the City", encerrada em 2004, concorre pela sexta vez consecutiva a melhor série musical ou comédia; já conquistou o prêmio três vezes. O seriado "Will & Grace" está no mesmo páreo pelo quinto ano.

Chances
"Diários de Motocicleta", que enfoca a viagem que Che Guevara (1928-67) fez de moto pela América Latina, disputa com "O Clã das Adagas Voadoras", do chinês Zang Yimou, "Mar Adentro", do espanhol Alejandro Amenábar, e os franceses "A Voz do Coração", de Christophe Barratier, e "Eterno Amor", de Jean-Pierre Jeunet.
O diretor brasileiro aposta em "Mar Adentro". "O espanhol com o excelente Javier Bardem deve levar o prêmio. O filme de Yimou também tem chances."
Em relação ao Oscar, Salles mantém o tom pessimista. ""Diários" não pode concorrer ao prêmio de melhor filme estrangeiro por ter sido realizado em três países (Argentina, Chile e Peru), com um ator mexicano (Gael Garcia Bernal) e um diretor brasileiro."
E completa: "É algo, aliás, que está em sincronicidade com o fato de esse ser um filme essencialmente latino-americano. Se não cabe nas regras da Academia, paciência, não é nenhuma perda."
Ele acredita que a única indicação possível para o Oscar é a de melhor roteiro adaptado, para o porto-riquenho José Rivera.
"Mas mesmo isso não vai ser fácil, pelo fato de ser o primeiro roteiro escrito por ele. Por outro lado, é possível ser mais otimista em relação ao Bafta, o equivalente ao Oscar na Inglaterra, onde o filme pode concorrer ao prêmio de melhor filme estrangeiro."
"Diários de Motocicleta" recebeu dez pré-indicações para a premiação britânica. De acordo com Salles, as três indicações dadas pela Associação de Críticos Cinematográficos da Inglaterra reforçam suas chances no Bafta.


62º GLOBO DE OURO. Quando: hoje, às 23h, no Sony. BASTIDORES. Quando: hoje, às 21h e às 2h, no E!.

Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Cinema: O mundo antigo é mais macho que o atual
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.