São Paulo, Terça-feira, 16 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marca continua a apostar em vertentes contemporâneas

especial para a Folha

Outra prova de que a Blue Note continua receptiva a vertentes mais contemporâneas do jazz está em "Combustication" -primeiro álbum da banda nova-iorquina Medeski, Martin & Wood produzido pelo selo. Formado por John Medeski (órgão e teclados), Billy Martin (bateria) e Chris Wood (baixo), esse power trio é uma das revelações mais consistentes do acid jazz nos últimos anos.
Dançante, improvisada e muitas vezes hipnótica, a música do MM&W funde funk, hip hop, soul, jazz, blues, rock e música eletrônica a partir de grooves irresistíveis.
Depois de gravar um ótimo CD com o guitarrista John Scofield ("A Go Go", selo Verve), o MM&W mostra em seu quinto álbum, que tem ambições maiores do que fazer só música para dançar.
Esse é o caso de faixas como "Nocturne", "Church of Logic" e "Whatever Happened to Gus", que lembram trilhas sonoras.
Outra abertura recente da gravadora nova-iorquina para a música pop está no CD "Blue Note Salutes Motown". Astros e estrelas do selo exibem releituras de sucessos do soul dos anos 60 e 70.
O veterano saxofonista Stanley Turrentine é o único músico que comanda duas faixas. Soulman por natureza, recria bem à vontade dois hits de Stevie Wonder: "Sir Duke" e "You and I".
Outras versões são mais livres. O guitarrista Charlie Hunter combina groove com uma certa estranheza, em "You Keep Me Hangin" On" (de Holland & Dozier). Curiosa também é a versão de "Bird of Beauty" (outra de Wonder), que a brasileira Eliane Elias recria, misturando piano acústico e elétrico com vocais sussurrados. E ainda traduz a letra para o português.
Bem menos feliz é a aparição do saxofonista Dave Koz, que abre o disco com uma versão melosa de "I'll Be There" -lembra uma praga musical quase esquecida: o abominável Kenny G. (CC)

Discos: Combustication (Medeski, Martin & Wood) e Blue Note Salutes Motown (Dianne Reeves, Eliane Elias, Stanley Turrentine e outros)
Lançamento: Blue Note/Capitol
Quanto: US$ 12,99 (cada CD)
Onde encomendar: Music Boulevard
(www.musicblvd.com)


Texto Anterior: Caixa lembra o "jovem" Hancock
Próximo Texto: Cone Sul
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.