São Paulo, Terça-feira, 16 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caixa lembra o "jovem" Hancock

especial para a Folha

A chamada época de ouro da Blue Note está representada na caixa "The Complete Blue Note Sixties Sessions", que focaliza os primeiros anos da carreira do pianista Herbie Hancock. De cara, uma correção é necessária. O título da caixa leva a pensar que os seis CDs abrangem todas as gravações feitas por Hancock, na Blue Note, ao longo da década de 60. Não é verdade.
Naquela época, o selo adotava uma espécie de rodízio entre os músicos, com ótimos resultados. Os líderes das sessões de gravação também atuavam como acompanhantes em outras sessões, e vice-versa. Além de liderar as gravações que resultaram em seus sete álbuns para a Blue Note durante os anos 60, Hancock também participou de dezenas de outras sessões para o selo, como acompanhante. Desse material, apenas cinco faixas aparecem nesta edição.
É uma dessas parcerias que abre o primeiro CD da caixa. Gravada em dezembro de 1961, para um disco do trompetista Donald Byrd, "Three Wishes" é uma composição de Hancock que já prefigurava seu talento musical. Seis meses depois, ele já estava gravando "Takin" Off", seu álbum de estréia, ao lado de feras como Dexter Gordon, Freddie Hubbard e Billy Higgins.
O garotão não deixou por menos: logo nesse disco emplacou o hit "Watermelon Man", que a tribo do acid jazz redescobriu nesta década. Mais alguns meses e lá estava ele tocando no quinteto do astro Miles Davis. Seguindo a trilha dos sete álbuns, até "The Prisioner", nota-se claramente seu amadurecimento como compositor, assim como salta aos ouvidos sua evolução como improvisador.
Escolhida como faixa final, a inédita "Don't Even Go There" (1966) resgata uma pioneira incursão de Hancock pelo soul-jazz, rejeitada na época. Além de antecipar o namoro do jazz com o pop, essa faixa demonstra uma atualidade impressionante, em meio à onda groove de hoje.
Além do sofisticado design da caixa, que mais parece um livro, a edição inclui um livreto com fotos raras, os textos originais dos sete álbuns e deliciosas anotações do produtor Bob Belden. (CC)

Disco: The Complete Blue Note Sixties Sessions (seis CDs), com Herbie Hancock
Lançamento: Blue Note/Capitol
Quanto: US$ 92,99
Onde encomendar: Amazon (www.amazon.com)


Texto Anterior: Blue Note
Próximo Texto: Marca continua a apostar em vertentes contemporâneas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.