São Paulo, quarta-feira, 16 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

"Frances" soa pós-moderno por excelência

DA REPORTAGEM LOCAL

Gostou do cabelo de Omar e Cedric? Se amarrou nas calças de couro apertadas da dupla? Cuidado. As aparências enganam. O Mars Volta está a anos luz de distância da recente safra de bandas que resolveram tirar a poeira dos discos do Clash ou do Joy Division e assaltar os brechós e o armário da vovó em busca de um "visú retrô".
(Apesar de terem dividido o palco com o Libertines, no último Tim Festival, mais da metade do público deixou a sala antes da apresentação dos chicanos. Preferiram ver os Pet Shop Boys...).
Foi a palavra "progressivo" que chamou sua atenção? Bem, "The Widow", e "Cassandra Gemini", com seus quase 30 minutos, com seu clima viajandão, crescendos e arranjos operísticos à Pink Floyd, talvez sejam uma boa para você. Mas alto lá! Em faixas como "Cygnus... Vismund Cygnus" vai acabar percebendo que o estilo vocal histérico de Cedric pende menos para David Gilmour do que para um Freddie Mercury ou uma Björk (mais) fora de controle.
Acha o máximo essa onda de misturar salsa com funk, samba com rap ou chachacha com música eletrônica? Não se iluda. "L'Via L'Viaquez", com participações de Flea, no trompete, e John Frusciante, na guitarra, tem um pouco disso, mas em outros momentos Mars Volta é rock puro: feio, sujo e malvado (quando não "fora" de tempo).
Em suma, se você respondeu não a todas as perguntas acima, vai fundo. "Frances the Mute" pode ser o disco que estava procurando.
É o álbum pós-moderno por excelência, que funde presente, passado e futuro em uma só faixa de 77 minutos e, em vez de pegar a sua mão e conduzi-lo por uma viagem ao encontro de tudo o que já viu e ouviu, vai arremessá-lo num lugar frio e escuro em que é você quem terá de tatear pelas saídas. Como dizem: "Niño preparate, que vas sufrir". (DA)


Frances the Mute
    
Artista: Mars Volta
Gravadora: Universal
Preço: R$ 30, em média


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.