São Paulo, quarta-feira, 16 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Os donos do Brasil

Mônica Bergamo
Severino Cavalcanti, presidente da Câmara, é apresentado a Lázaro Brandão, do Bradesco e diz: "Esse manda no Brasil"


A noite de segunda-feira foi de pedidos de benção -de Severino Cavalcanti, presidente da Câmara, ao PIB paulista, e do PIB paulista a Severino Cavalcanti.
 

"Aahh! Esse aqui é o dono do Brasil. Ele manda no Brasil", disse Severino ao ser apresentado a Lázaro Brandão, presidente do Bradesco, nos jardins da casa de Flávio Rocha, da Riachuelo, no Jardim América. Severino segurou por longos segundos as mãos de Brandão. "Preciso de seus conselhos." Brandão retribuiu. "É uma grande honra para nós. Você precisa ir lá no banco almoçar."
 

Então ficou combinado assim. Iluminados por velas, os dois engataram um longo papo. Severino pediu que Brandão reabrisse uma agência do Bradesco em João Alfredo, sua terra natal, em PE. Brandão ouviu atento às promessas de Severino de que "em dois anos, a Câmara vai mudar. Não vai ser mais submissa ao governo".
 

Os dois foram interrompidos por um empresário que transmitiu a Severino "um abraço do Erasmo Dias", o ex-deputado célebre pelo anticomunismo. "Era ele em SP e eu em Pernambuco. Os comunistas tremiam!", disse Severino. Mas ele é tão radical quanto Erasmo? "Tanto, não. Mas quanto eu sou. Eu que expulsei o padre [italiano] Miracapillo do Brasil [na época do regime militar]", afirmou com orgulho. "Antes as beatas apoiavam ele. Hoje as beatas me apóiam!", afirmou. "Poder é poder, né?", concluiu Lázaro Brandão.
 

Paulo Skaf, presidente da Fiesp, se aproxima. "Meu presidente!". Severino retruca: "Esse aqui... eu morro de medo dele. Prefiro enfrentar cem comunistas! Ele vai ser candidato a presidente e colocar todos os paus de arara para correr de Brasília." Severino abraça o ex-deputado José Camargo, do grupo Nativa, "o da casa dos helicópteros", diz o deputado, lembrando de uma visita recente que fez ao sítio de Camargo em que outros empresários chegavam pelo ar.
 

Severino dá notícias da reforma ministerial aos empresários, entre eles Benjamin Steinbruch, da CSN: "O Delfim Netto seria um grande presente". Da boca para fora. Porque Severino queria mesmo era emplacar o deputado Ciro Nogueira (PP-PI) no ministério. "Eu quero o Ciro. Vieram com outros nomes, mas eu disse: assim não vão ter o meu apoio!". Ciro passou longo tempo conversando com Steinbruch e David Feffer, do grupo Suzano.
 

O encontro foi organizado em menos de 24 horas por Ana Cláudia Rocha, mulher de Flávio Rocha, que contratou o bufê de Charlô para oferecer um jantar "de Pernambucano para Pernambucano". Ana caprichou. Fez um menu simples e apropriado de carne seca e abóbora, badejo e farofa, saladinhas, vinho tinto e champanhe Veuve Clicquot.

PIMENTA 1
Azedou anteontem uma homenagem que 20 atrizes faziam a Elis Regina numa casa noturna de SP. Os organizadores do projeto receberam um comunicado da Justiça questionando o uso da imagem de Elis e foram orientados a não pronunciar o nome da cantora durante o evento. Fotos e imagens dela não foram usadas.

PIMENTA 2
João Marcelo Bôscoli, que é parceiro da irmã, Maria Rita, nas questões que tratam da mãe, diz que os dois não têm nada a ver com isso. Patrícia Fano, empresária de Pedro Mariano, o outro filho de Elis, diz que ele "só questionou o motivo de alguns eventos usarem o nome da Elis sem uma autorização formal" e que o evento foi liberado.

SALADINHA
Dos candidatos já inscritos no "reality show" "O Maior Perdedor", do SBT, -em que vencerá o gordinho que mais emagrecer- 60% declaram pesar entre 120 kg e 160 kg. O mais pesado declarou 225 kg.

ANOS DE CASA
Único remanescente da velha-guarda da TV Cultura, o jornalista Marco Antônio Coelho foi promovido a diretor de Assuntos Institucionais de Mídia e Rede, cargo que acumulará com a direção de jornalismo da TV.

FATIA
A família de Jean, um dos favoritos ao prêmio de R$ 1 milhão no "Big Brother", da TV Globo, não tem tido sossego desde que o irmão ficou famoso. Amigos, instituições de caridade e até desconhecidos jurando parentesco longínquo bombardeiam Joseane, irmã do participante, com pedidos de ajuda financeira.
 

"Pedem de tudo. Alguns querem dinheiro para dívidas, outros, para saldar contas de luz e de telefone", conta ela.

@ - bergamo@folhasp.com.br

COM JOÃO LUIZ VIEIRA, DANIEL BERGAMASCO E MARIA FERNANDA ERDELYI


CURTO-CIRCUITO

O CIEE lança hoje o programa CIEE Educação, de ensino à distância, no teatro da Fecomércio, a partir das 8h30.
A banda Odegrau de música popular brasileira se apresenta hoje, no bar Degrau, a partir das 22h.
Reinaldo Lourenço recebe convidados para coquetel de lançamento da coleção outono-inverno, em sua loja na Bela Cintra, às 18h.
O artista plástico Mário Tagnini inaugura hoje exposição individual, no Bop Bistrô Eletrônico, na Vila Madalena, às 20h.
É com coquetel o lançamento do perfume Armani Mania, hoje, na loja Giorgio Armani, nos Jardins, a partir das 20h.
O programa de patrocínio cultural Natura Musical é lançado hoje, com festa, na sede da empresa, em Cajamar, às 19h30.
A grife infantil V.I.C. lança hoje coleção de inverno, no shopping Higienópolis, a partir das 19h.


Texto Anterior: Crítica: "Frances" soa pós-moderno por excelência
Próximo Texto: Artes: Críticos escolhem os artistas de destaque em 2004
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.