São Paulo, domingo, 16 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reedição das obras se completará em 2012, ano do centenário do autor

DA ENVIADA À BAHIA

A reedição das obras completas de Jorge Amado, pela editora Companhia das Letras, começa agora, com a chegada às livrarias do primeiro pacote de romances. Compõe-se dos livros "Mar Morto" (1936), "Capitães da Areia" (1937), "A Morte e a Morte de Quincas Berro D'Água" (1961), "Dona Flor e Seus Dois Maridos" (1966), e "Tocaia Grande" (1984). Também o infantil "A Bola e o Goleiro" (1984) integra essa leva.
Ao todo, serão 34 livros, que chegarão ao mercado até 2012, ano em que se comemorará o centenário do escritor.
As novas versões são baseadas em uma grande revisão dos textos feitos por Jorge Amado e sua filha Paloma, nos anos 90.
Trazem novos posfácios, encomendados a nomes de diferentes áreas, como José Paulo Paes, Roberto DaMatta, Nelson Pereira dos Santos e Zuenir Ventura, entre outros.
O editor Thyago Nogueira conta que houve debate para decidir que coisas deveriam ser corrigidas ou atualizadas ou não. Um exemplo é seu uso às vezes irregular da vírgula. "Em períodos muito longos, ele as usava mais como uma pausa, de um modo que consideraríamos errado do ponto de vista gramatical." Esse tipo de coisa foi mantido, para que prevalecesse o estilo do autor.
Também algumas palavras por ele criadas foram deixadas do modo como ele as escreveu, caso de "aftim", que é um tipo de cheiro, ou "cocores", que usou como plural de cocô.
O segundo pacote sai em junho e trará, entre outros, "Terras do Sem-Fim" (1943) e "Gabriela, Cravo e Canela" (1958). (SC)


Texto Anterior: Obra de Amado foi acusada de populista e conservadora
Próximo Texto: Lançamento terá Chico e Caetano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.